Notícias

Médicos do HC em Ribeirão Preto lamentam morte de homem curado de câncer terminal após acidente em BH

Equipe cita continuidade da pesquisa genética, inédita na América Latina, que levou à cura da doença. Vamberto Luiz de Castro sofreu acidente que provocou traumatismo craniano grave.
21 de Dezembro de 2019 às 14h35

A direção do Centro de Terapia Celular (CTC) do Hospital das Clínicas (HC) da USP em Ribeirão Preto (SP) divulgou nota na tarde desta quinta-feira (19) lamentando a morte de Vamberto Luiz de Castro, aos 64 anos de idade, vítima de um acidente doméstico em Belo Horizonte (MG).

O idoso foi curado de um câncer em estado terminal, após tratamento inédito na América Latina, realizado no HC em Ribeirão Preto. Ele recebeu alta em outubro, livre dos sintomas da doença, que o obrigava a tomar doses diárias de morfina.

Vamberto enfrentava um linfoma não Hodgki, muito agressivo nos ossos, quando procurou o HC para tentar uma terapia genética descoberta no exterior e ainda experimental no Brasil, conhecida como CART-Cell. O tratamento foi realizado pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

Leia a íntegra do comunicado:

“O Centro de Terapia Celular (CTC) e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, consternados, vêm a público esclarecer que o Sr. Vamberto Luiz de Castro, paciente portador de linfoma não Hodgkin e que, recentemente, recebeu o primeiro tratamento com células CAR T do Brasil, foi vítima de uma queda em seu domicílio com traumatismo crânio encefálico grave. Infelizmente, o Sr. Vamberto não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 11/12/2019.

O Centro de Terapia Celular continuará com todos os esforços e trabalho necessários para tornar realidade o emprego das células CAR T em território brasileiro acessível a todos os brasileiros. Acreditamos que novos e ótimos resultados acontecerão com outros pacientes.

Além disso, o Centro de Terapia Celular e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto ressalta e agradece a generosidade e altruísmo da Sr. Vamberto e seus familiares, sua esposa Sra. Rose e os seus filhos Pedro e Carmine, que estiveram sempre prontos e disponíveis para divulgar a importância e seriedade do trabalho realizado em Ribeirão Preto.

Importante respeitar a privacidade e o momento de luto da família Castro neste momento."

De acordo com a Polícia Civil, o corpo de Vamberto deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) em 11 de dezembro e saiu no mesmo dia. Uma queda em casa provocou um traumatismo craniano grave e o idoso não resistiu. Os familiares dele não quiseram se manifestar.

Amigos da família informaram que a missa de sétimo dia de Vamberto foi realizada nesta terça-feira (17). O enterro ocorreu no Cemitério Parque Renascer, em Contagem (MG).



Tratamento

Vamberto passou 40 dias no HC em Ribeirão Preto. A mulher dele contou que o filho descobriu que pesquisadores da USP estavam trazendo a terapia genética para o Brasil - nos Estados Unidos, os tratamentos comerciais podem custar mais de US$ 475 mil.

Antes de se submeter ao tratamento inédito no país, o funcionário público aposentado tomava doses máximas de morfina diariamente e não conseguia mais andar. O tumor havia se espalhado pelos ossos. Em setembro, o corpo de Vamberto estava tomado por tumores.

Após o tratamento, a maioria desses tumores já havia desaparecido e os que restaram, segundo os médicos, sinalizavam a evolução da terapia. Vamberto deveria ser acompanhado por cinco anos, até poder ser considerado realmente curado da doença.


G1