Notícias

Campeã de motocross de 14 anos paga escola para crianças carentes do Zimbábue

28 de Outubro de 2019 às 15h10

Fazer valer as oportunidades que a vida nos oferece não é abraçar e transformar as chances em conquistas financeiras e profissionais, mas sim oferecer as mesmas oportunidades para quem não as tem. Essa valiosa lição não é, nesse caso, ensinada por um sábio ancião ou por uma experiente filósofa, mas sim por uma jovem motoqueira de apenas 14 anos. Quando se transformou em sensação do motocross no Zimbábue, seu país de origem na África, Tanyaradzwa “Tanya” Muzinda imediatamente decidiu que pagaria as taxas escolares para 40 meninas e 5 meninos no país.

A doação foi feita para a escola primária Chinamano Council, em Epworth, a 20 km de Harare, capital do Zimbábue. Tanya, filha mais velha, foi a primeira menina de sua família a frequentar uma escola, e o talento para o esporte se revelou desde cedo. Aos 6 anos Tanya se tornou a primeira campeã de motocross feminina na história do país, mas seus sonhos não param: além de trabalhar para se tornar a primeira atleta de motocross feminina a sair da África para conquistar reconhecimento internacional, ela pretende ajudar ainda mais gente.



“Meu sonho é enviar 500 crianças (para a escola) em todas as dez províncias do país até o final do ano 2020 pela Graça de Deus e espero que este sonho seja realizável”, afirmou Tanya. E não para por aí: ela doa economias para um orfanato local, ajuda na busca e nas doações de livros para educação e junto de sua família realiza anualmente uma festa de natal para as crianças. Em 2012 Tanya foi nomeada como Embaixadora Honorária do Zimbabué-União Europeia para o Gênero, a Juventude, o Desporto e o Desenvolvimento – “Eu sempre desejei ajudar o outros” ela diz, e que bom que Tanya ainda tem uma vida inteira pela frente.

Hypeness