Notícias

Voluntários promovem ceia de Natal para pessoas em situação de rua

Pelo terceiro ano consecutivo, cerca de 300 voluntários de todas as idades prepararam o jantar e também entregaram kits de higiene e doação de roupas para uma média de 700 pessoas
25 de Dezembro de 2016 às 15h55

O Natal desperta muitos sentimentos como amor, fraternidade, solidariedade, mas, a atenção aos invisíveis sociais é um dos gestos mais afetuosos do período. É o momento de comunhão, que favorece não apenas os necessitados, mas a todos que dedicam algumas horas para aprender o verdadeiro significado do amor ao próximo. Uma das campanhas é a promovida pela Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC - Fortaleza). Com a "Bem Por Alguém", voluntários ofereceram, neste último sábado (24), uma ceia de Natal para pessoas em situação de rua e de risco, na Praça do Ferreira.

Pelo terceiro ano consecutivo, cerca de 300 voluntários de todas as idades prepararam o jantar e também entregaram kits de higiene e doação de roupas para uma média de 700 pessoas. Nesta campanha, os frequentadores da igreja são estimulados a realizarem boas ações para pessoas que passam por algum tipo de necessidade.

Resgate


Segundo a IBC, a proposta da ceia de Natal foi dar oportunidade de um novo começo para as pessoas em situação de risco que estão na Praça do Ferreira. Durante a programação, representantes de clínicas de recuperação de dependentes químicos e abrigos privados acolheram e encaminharam homens e mulheres que decidem sair das ruas nesta data. Os projetos Reciclando Vidas, Leão de Judá e o Abrigo Aos Olhos do Pai estiveram presentes nessa ação. Nos últimos dois anos, foram retirados das ruas cerca de nove pessoas que transformaram suas vidas e trilharam novos caminhos.

Os voluntários são divididos em grupos e esses iniciam suas tarefas para a logística da ceia acontecer. Pintura de rosto para as crianças, fila da doação, fila do jantar, são algumas das funções exercidas por eles, mas quando chega a hora de comer, todos os voluntários sentam e juntam-se à população em situação de rua e, na mesma mesa, ceiam juntos. Esse é o foco, compartilhar um momento, trocar experiência, ouvir a história desses anônimos, e não apenas servir uma comida e doar kits.

Solidariedade


No mês de dezembro, a Igreja Batista Central é estimulada a realizar algum ato de solidariedade e amor ao próximo, seja individualmente ou em grupo. Um hotsite foi criado com intuito de concentrar todas as ações e, principalmente, de mobilizar o maior número de pessoas para a realização do “Bem por Alguém”. Várias instituições de Fortaleza e Região Metropolitana receberam ações, como foi o caso dos presídios e centros socioeducativos, Abrigo São Lazaro, Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda, Lar Davis, entre outros.
Da Redação com Assessoria IBC Fortaleza