Voluntários de Olinda e Recife dedicarão parte de seu tempo a uma ação social, buscando amenizar as dificuldades de muitos nas comunidades carentes do município de Queimadas, no estado da Paraíba.
Um grupo de espíritas, "trabalhadores do bem", promove ações sociais por diversas cidades por onde passam no interior de Pernambuco e da Paraíba. Neste mês, especificamente, dia 29 de maio de 2016, estarão em Queimadas na Paraíba. A ação social receberá o apoio dos integrantes do "SEARA ESPÍRITA MISSIONÁRIOS DO CONSOLADOR" e da FUNDAÇÃO CULTURAL ESPÍRITA EMMANUEL – CETE. O evento será das 08h00min às 18h00min, e terá como objetivos a prestação de assistência médica/odontológica, distribuição de cestas básicas, palestras sobre higiene, saúde e educação, além da orientação evangélica tendo como pilar os ensinos cristãos, independente de credos e segmentos religiosos.
Na atividade realizada, o grupo dá o pão que alimenta o corpo, sem esquecer a luz que ilumina o espírito, este é o lema, porque o padrão da obra socorrista no mundo é sempre Jesus.
Diante desta ação extremamente significativa, lembramos a primeira campanha promovida por uma entidade espírita de que se tem notícia, realizada por Kardec através da Revista Espírita (janeiro de 1863) com o objetivo de arrecadar recursos para socorrer os operários de Rouen, França, vitimados por rigoroso inverno. Graças às doações recebidas foi possível levar alguma tranquilidade a inúmeras famílias em provação.
No Brasil, muitos foram os espíritas cuja dedicação e amor, no campo assistencial, se transformaram em exemplo. Entre eles, destacam-se Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, Anália Franco e Batuíra. Adolfo Bezerra de Menezes (1831-1900) – apóstolo do Espiritismo. Como médico, dedicou-se, com grande desapego e amor, à assistência aos doentes e a todos que o procuravam necessitados de auxílio.