Notícias

Tecnologia Sony na expansão HD da Fundação CETE

18 de Junho de 2016 às 05h45

Quando se começou o projeto da Fundação, não havia a ideia exata de onde se poderia chegar, buscou-se soluções sob medida e com o mais alto desempenho, mas as condições financeiras impedia de crescer a um nível de profissionalismo que se adequasse a demanda almejada. Fazer uma transmissão de ponta a ponta era possível, mas existia uma série de dificuldades ao longo do caminho e a tecnologia precisou ser desenvolvida em vários âmbitos para que o projeto atingisse o ponto que chegou.

Com a etapa de produção de conteúdo próprio em HD, programada para iniciar a partir dos próximos meses, agora o DETE (Departamento de Tecnologia, Engenharia e Suporte Técnico da CETE), conta com switchers da blackmagic e câmeras profissionais da Sony, especificamente os modelos HXR-NX5U para completar o fluxo em alta definição.

A NXCAM da Sony, modelo HXR-NX5U é uma camcorder AVCHD de nível profissional e realmente um equipamento bem diferente. Sua capacidade de capturar vídeo HD e SD nos formatos AVCHD e MPEG-2 - e salvar em mídia de estado sólido - é apenas um dos seus diferenciais.

Três sensores CMOS Exmor de 1/3 de polegada, uma lente “G” 20x e 2 entradas XLR estão presentes, mas os belos vídeos e áudios que esses elementos produzem agora estão a serviço de um nível mais alto de controle profissional. Uma saída HD-SDI a torna uma das camcorders mais acessíveis para oferecer saída 4:2:2 não comprimida e as saídas HDMI e RCA permitem a conexão com monitores amadores e profissionais. Também é possível o sincronismo de timecode entre 2 ou mais câmeras e pela primeira vez, a tecnologia GPS está presente em um camcorder AVCHD profissional.

Além disso, uma interface de usuário recém-desenvolvida - incluindo convenientes botões de modo e um menu touch screen - torna a operação e a configuração mais fáceis que nunca. E caso não se interesse por controles touch screen, há teclas comuns de navegação e uma roda para ajudá-lo a controlar o equipamento.

Não se pode mais impedir que este projeto se desenvolva e ilumine mentes e vidas. O nosso trabalho promove a derrocada de barreiras psíquicas do egoísmo e do orgulho, construídas em torno de grupos e núcleos, que a cada dia é encarada com a liberação e transmissão de imagens e sons esclarecedores e gratuitos. Jesus veio para o mundo, não para ser comercializado, mas deveras um modelo de ação para todos, um exemplo de respeito e amor.
Por Rafael Ribeiro