Notícias

Psicografia será discutida por especialista em investigação de comunicações mediúnicas

29 de Agosto de 2020 às 09h05

O programa Espiritismo em Debate irá trazer como temática para discussão e reflexão dos internautas, neste domingo, 30, uma das polêmicas mais comuns envolvendo a prática da mediunidade que é a autenticidade das cartas psicografadas. Com o tema: “Psicografia: como identificar uma carta autêntica”, o programa irá promover um debate com um dos principais pesquisadores deste tipo de fenômeno na atualidade, o conferencista, escritor e pesquisador espírita Guilherme Velho.

A problemática voltou recentemente a ser discutida na grande mídia, depois da veiculação de denúncias feitas via programa da Rede Globo de Televisão, Fantástico, contra um médiun de psicografias conhecido em todo o movimento espírita brasileiro, acusado de fraudar as comunicações por meio do advento das redes sociais. Mais este não é o único caso. Existem vários outros episódios que são investigados em torno desse tipo de prática que requer uma atenção e cautela muito grande por parte de quem sai em busca de um contato com um ente querido desencarnado.

Psicografia é um termo que vem do grego e significa escrita da mente ou da alma, e que no vocabulário espírita, diz respeito à capacidade atribuída a determinados tipos de médiuns que escrevem cartas ditadas pelos espíritos, ou seja, dos seres já desencarnados e que se encontram em outra dimensão invisível aos nossos olhos humanos. Trata-se de uma das manifestações mediúnicas estudada exaustivamente por Alan Kardec na codificação espírita e que, vale dizer, desde o início do século XX, passou a ser objeto de diversos estudos científicos realizados no Brasil e fora dele, tendo a maioria deles, comprovado a originalidade das cartas analisadas.

Psicografia à luz da ciência

Hoje em dia, para além da técnica da grafoscopia que é utilizada para avaliar a autenticidade de assinaturas para bancos, policia e o poder judiciário, as comunicações psicografados são analisadas a luz da neurociência moderna e recentemente foi objeto de um estudo realizado nos EUA pela universidade da Pensilvância e da Universidade Tomas Jeferson em parceria com as universidades brasileiras: USP,Universidade Federal de Juiz de Fora e a Federal de Goiás. E, depois de analisarem o trabalho de dez médiuns brasileiros, os cientistas concordaram com a hipótese levantada por eles de que as cartas não eram de sua própria autoria.

Antes mesmo disto, outros estudos já haviam sido realizados em torno do trabalho realizado por aquele que permanece sendo o maior e mais respeitado médium brasileiro e um dos maiores que o mundo já conheceu que foi Chico Xavier, por meio de quem, a carta psicografada passou a ser utilizada como prova judicial lítica em tribunais de justiça, chegando a ser o elemento proponderanete para a absolvição de réus.

Advertência
Contudo, assim como as demais outras modalidades de manifestações mediúnicas, a psicografia precisa ser analisada de maneira muito criteriosa a fim de não deixar-se ser enganado por falsas comunicações espirituais. E isso infelizmente tem ocorrido com uma certa frequência dado o grande número de médiuns fraudulentos espalhados por todo o país e que se utilizam desse tipo de fenômeno para tirar algum tipo de proveito pessoal.

Por esta razão, o tema foi pautado para ser discutido no programa Espiritismo em Debate que é um produção da TV CETE direcionada aqueles que desejam conhecer pouco mais a fundo, os postulados filosófico-espiritualistas que caracterizam a doutrina dos espíritos codificada por Alan Kardec há quase dois séculos atrás. O programa é exibido a partir das 19h e é aberto à participação do público que pode interagir enviando perguntas a respeito do tema debatido.

O convidado que irá falar sobre o tema é conferencista, escritor e tem se notabilizado dentro e fora do meio espírita, como pesquisador de fenômenos paranormais voltado, mais especificamente para o fenômeno da psicografia que é, inclusive, tema de um de seus livros já lançados intitulado: “Psicografia: casos investigados”. Além deste, Guilherme Velho é também autor do livro “Vida após a Vida”, sua obra mais recente onde ele apresenta sete casos de sobrevivência da alma após o fenômeno da morte, por meio do estudo de cartas psicografadas.