O pedreiro Lourencildo Gonçalves, que encontrou o acervo raro com vários jornais, revistas, fotos, livros e manuscritos datilografados sobre o médium Chico Xavier e a doutrina espírita em Uberaba; contou em entrevista ao MGTV que ficou surpreso quando descobriu do que o "monte de papéis" se tratava.
O material estava guardado há 50 anos, em um cômodo de um imóvel da Comunhão Espírita Cristã – o primeiro centro que Chico fundou em 1959, quando chegou à cidade mineira. O pedreiro foi fazer um serviço no local, a pedido de um amigo, e encontrou os documentos por acaso .
“Eu estava andando no telhado, daí vi uma abertura, me deu curiosidade e vi que tinha muito material que pertencia ao Chico no passado”, relembrou.
Ele disse que demorou alguns dias para entrar no local. A porta estava trancada e ninguém sabia da chave. Mais uma vez o destino deu uma mãozinha.
“O chaveiro até acabou indo no local, mas eu acabei conseguindo abrir com uma chave que eu peguei na minha casa. Estou muito feliz de ter encontrado isso”, revelou Lourencildo.
O cômodo fica em um terreno ao lado da sede, junto com outras três casas, uma delas onde Chico morou. Quando o médium mudou de endereço, 16 anos depois, o imóvel passou a ser ocupado por outros moradores.
“Com outras pessoas morando na casa, o pessoal da Comunhão Espírita Cristão não frequentava muito o imóvel. [...] Especificamente nesse cômodo que o material foi encontrado, ninguém teve a curiosidade de ir tentar abrir o cômodo para ver se tinha alguma coisa. Durante todos esses anos esse material esteve fechado, lacrado. Pela forma que lacrou, protegeu um pouco”, contou Nereu de Souza, atual presidente da Comunhão Espírita.
Leis Mais
Memorial Chico Xavier em Uberaba recebe acervo raro descoberto após mais de 50 anos