Notícias

O humor toma conta do Espiritismo na internet

06 de Agosto de 2020 às 21h55

Considerado uma linguagem universal e cada vez mais configurativa do mundo contemporâneo, o humor vem se tornando um valioso recurso e mecanismo de disseminação do Espiritismo na internet. Diferentemente do que se via até bem pouco tempo em que o cômico era algo visto com maus olhos e até banido de dentro do Movimento Espírita Brasileiro, hoje são várias as iniciativas de projetos bem sucedidos espalhados na internet, traduzindo para centenas de milhares de pessoas, a mensagem espírita de forma descontraída e com leveza.

Na atualidade, o projeto mais bem sucedido e conhecido em todo o país e que hoje reúne centenas de milhares de seguidores nas redes sociais é o Amigos da Luz (foto que ilustra esta matéria). Trata-se de um trabalho desenvolvido por um grupo de atores e atrizes, a maioria do Rio de Janeiro, que só no canal do youtube já reúne mais de 350 mil inscritos com vídeos que já alcançaram cerca de 800 mil visualizações.
Em atividade desde 2007, a proposta da CIA Amigos da Luz que, vale destacar, conta com alguns atores comediantes já renomados fora do meio espírita, como é o caso de Fábio de Luca, ex-integrante do consagrado programa de humor Portas dos Fundos, é o de tratar o Espiritismo com leveza e por meio de mensagens breves sem desviar-se da profundidade que os temas abordados exigem (ver links no final dessa matéria). Mas foi a partir de 2015 que ao criarem o canal no Youtube, e começarem a postar vídeos sobre Espiritismo de maneira bem humorada que eles se tornaram conhecidos em todo o país.

E hoje, apesar de ainda haver quem não veja a proposta com bons olhos, como é o caso dos mais conservadores, o grupo vem ganhando elogios de conferencistas espíritas renomados, dentre eles Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias e André Trigueiro. Na avaliação de Divaldo, exposta em vídeo contido no próprio canal do Amigos da Luz, a mensagem espírita é também alegria e precisa ser levada adiante de forma leve, bem humorada, razão pela qual incentiva o grupo a continuar com o trabalho.
Mas não para por aí. A linguagem do humor vem sendo empregado em diversos outros projetos, sobretudo, advindos da mocidade espírita brasileira, hoje difundidos na internet e que vem ganhando um número cada vez maior de seguidores. É o caso, por exemplo, do “Meninas Espíritas”. Liderado pela jovem Carol Oliveira, o canal no youtube já conta com cerca de 40 mil inscritos, sem falar na imensa presença de seguidores nas demais redes sociais, como o Insagram e o Facebook, onde uma grande legião de jovens de todas as idades acompanham o trabalho.

Tendo como principal produto vídeos por meio dos quais se abordam diversos temas à luz do Espiritismo, o Meninas Espíritas se vale linguagem jovial com pintadas de humor e que vem agradando a diversos públicos que não apenas os adolescentes e jovens (ver link no final dessa matéria). A ideia nasceu de jovens participantes do Centro Espírita Mansão da Esperança (SP), que também desempenha trabalho em outra iniciativa também da mesma natureza que é o Espiritismo da Depressão e que, apesar do nome, tem um pegada de humor nas abordagens.

Outro programa de grande sucesso seguindo essa mesma linha jovial atrelada ao humor, é o programa “Minha Nada Mole Encarnação”. Produção atrelada à mocidade da Federação Espírita Brasileira (FEB), e com vídeos postados no canal da FEB, a ideia se tornou um sucesso entre pessoas de todas as idades e hoje é acompanhada diariamente por centenas de milhares de internautas. Os vídeos já somam mais de 130 mil visualizações.

Liderado pela jovem Marina Miranda, o programa que, cujo nome faz alusão a um seriado de televisão brasileiro de comédia exibido originalmente pela Rede Globo entre 2006 e2007, aborda temas diversos à luz do Espiritismo com um modo totalmente descontraído e bem humorado, algo que vem conquistando um público cada vez maior e alterando o paradigma de abordagem espiritista que vem dando uma nova roupagem à própria imagem da FEB. Ao contrário do que se vi até bem pouco tempo, a entidade vem abrindo espaço para que a juventude apresente conteúdo doutrinário, conversando abertamente com o público. Os vídeos do Minha Nada Mole Encarnação costuma alcançar dezenas de milhares de visualizações.

O fato é que, produções como essas aqui destacadas vem se multiplicando nas plataformas digitais das mais diversas entidades espíritas e outras organizações, revolucionando o modo com que a doutrina Espírita vem chegando ao público. Nesse sentido, o humor vem se destacando como uma ferramenta extremamente instigante e promissora, disseminando o Espiritismo com leveza e descontração. Algo interessante, sobretudo nesses momentos em que as redes sociais têm sido utilizadas para tantas coisas voláteis e inúteis

Confira os links das produções mencionadas na matéria:
https://www.amigosdaluz.com/
https://www.youtube.com/watch?v=Sgs0Q-bplNw
https://www.youtube.com/user/CiaAmigosDaLuz