Há cinquenta anos era fundado o Centro Espírita Jesus De Nazareth, em Itaporanga - PB. O surgimento da doutrina espírita na cidade, em 1966, nasceu da vontade de nobres trabalhadores espíritas, como os casais Malto de Sousa Diniz, Miriam Diniz, Fernão Dias Sá e Maria Nóbrega Aguiar que iniciaram os estudos da doutrina em suas residências.
O engenheiro Malto de Sousa Diniz saiu semeando esperança consoladora pelo sertão, plantando transformações nos corações e promovendo a busca de valores da alma na cidade de Itaporanga através da fundação do “Jesus de Nazareth”, local dedicado ao estudo dos livros da doutrina espírita e várias outras atividades espíritas. Com o mesmo carinho, promoveu em Patos a fundação da União Espírita Cristã que funciona ainda hoje nas proximidades da Estação Rodoviária daquela cidade.
A seara de espíritas em Itaporanga foi dirigida por pessoas de visão que deram o seu empenho para que a luz continuasse no velador, afugentando a sombra da ignorância. Fernão Dias e Maria Aguiar, mulher admirável, com voz mansa e face serena que se revelou uma pequena gigante de alma, cujo amor foi o seu combustível. Uma prova de que “árvore boa produz bons frutos”, é que dona Maria há seis anos partiu para a pátria espiritual, mas deixou um rastro de luz na cidade de Itaporanga, ao promover campanhas sociais, fazer caridade e distribuir amor aos mais necessitados irmãos de jornada evolutiva. A matrona nunca quis ser presidente da casa espírita, que é uma espécie de posto avançado de socorro espiritual, e nunca se ausentou das atividades de ação social e doutrinária que promovia na casa tão amada por ela.
Portanto, a doutrina espírita surgiu em Itaporanga no dia 19 de junho de 1966 e de lá para cá só cresce o movimento em torno do estudo sistematizado da doutrina espírita. A semente plantada já prospera e se irradia no vale a exemplo do Centro Espírita Seareiros do Bem em Boa Ventura e o Jesus de Nazareth em Catingueira.
O Centro Espírita Jesus de Nazareth funciona em sede própria na Rua Francisco Bidô da Silva, nº 85.
Por Rafael Ribeiro com Itaporanga.net e Blog CejnItaporanga