Notícias

No Oeste de SC, médicos usam música para ajudar na recuperação de pacientes

Método tem sido usado em unidade de saúde de Xanxerê.
16 de Dezembro de 2018 às 13h20

Em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, médicos estão testando a música como aliada na recuperação dos pacientes. E os resultados têm sido positivos. As canções são escolhidas conforme o gosto de cada um e as sessões duram meia hora, duas vezes ao dia, para quem está em condições. O que é mais perceptível é a redução dos batimentos cardíacos.

"Nós conseguimos perceber os efeitos de forma clara. Os pacientes ficam mais calmos. O paciente está às vezes com a face contraída, ele está exteriorizando o estresse, toda a situação que ele está vivenciando. E quando começa a sessão de música, ele relaxa, né", disse Jener Ferreira Bueno, coordenador de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Jener e a psicóloga Eliandra Solivo participaram do grupo que implantou o projeto no hospital. São sete aparelhos de MP3 que ajudam os pacientes a relaxarem. Além dos fones, tem música ambiente em alguns momentos para os mais de 30 trabalhadores da UTI.

"E quando a gente vai falar com eles sobre a sessão de música, a gente pergunta se ele quer receber a sessão, qual música gosta de ouvir, qual é a rotina de vida dele. Enfim, ali a gente se aproxima do paciente", disse Eliandra.

A agricultora Ingrid Specht é uma das pacientes que testou e aprovou a novidade. Ela fez uma cirurgia para colocar uma ponte de safena no coração e precisou ficar na UTI, mas poucas horas depois já estava animada. Os "remédios" que a ajudaram foram um parelho de MP3 e um fone de ouvido.

"É muito bom escutar música. Eu gosto de tudo. Mas o que mais me chama a atenção é Amado Batista", disse Ingrid.

G1 SC