As comemorações dos 54 anos do Instituto Scheilla, localizado no bairro da Conceição em Campina Grande, tiveram início às 16h deste sábado (25) com harmonização do Grupo Laços Fortes. Após a prece realizada pela presidente da Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande (AME – CG), Josineide Medeiros Almeida, houve uma pequena encenação feita pelas crianças do instituto, onde a irmã Scheilla foi representada deixando uma mensagem de esperança para todos.
Em seguida foi a vez do pesquisador, escritor, jornalista, historiador e psicólogo Liszt Rangel tomar o púlpito e apresentar o tema: Reconhece-se o Cristão Pelas Suas Obras. Antes de começar sua fala, agradeceu aos amigos e organizadores do evento pela oportunidade de voltar ao instituto.
“Motivo de alegria renovada, após 25 anos volto ao instituto Scheilla e reencontrar pessoas que estiveram comigo nos meus primeiros passos como expositor. Agradeço porque quem não agradece não tem dimensão da importância e do valor que recebeu e a gratidão é sentimento da consciência de tudo que nós recebemos em nossa jornada”, ressaltou Liszt.
Durante sua apresentação ele questionou que tipo de cristãos estamos nos tornando, lembrando de Martinho Lutero e sua Reforma Protestante que condenava a venda das indulgências na tentativa de libertar o povo das crenças populares e dogmas, que até hoje são ditados pelas religiões.
No segundo dia das comemorações o Grupo Semearte tocou Ave Maria em prece, iniciando assim as atividades do domingo (26). Dando continuidade ao evento, Josineide Medeiros fez um convite à comunidade de espíritas e simpatizantes da região para participarem da comemoração dos 75 anos da AME – CG e do lançamento do Movimento de Integração Espírita na Paraíba (MIEP) 2020, que acontecerá no dia 16 do mês de junho, no centro de convenções do Garden Hotel.
Após o convite da presidente da AME – CG, Liszt deu início ao seminário, abordando o tema: A Essência da Mensagem de Jesus. Com duas horas para apresentação o expositor pôde aprofundar os conhecimentos sobre o tema que foi tratado no dia anterior fazendo um elo com a personalidade de Jesus Cristo e a verdadeira mensagem deixada por ele, que foi de amar o próximo sem julgamentos e sem condicionamentos. “A fé é pautada na razão, ela não é intolerante, ela não é excludente, ela não é separatista, ela é uma entrega interna absoluta!”, afirmou o psicólogo.
Ao fim do seminário foi aberto espaço para o público presente fazer perguntas sobre o tema ao palestrante. Em seguida Liszt realizou uma prece para encerrar as atividades de comemoração dos 54 anos do Instituto Scheilla.
Larissa Guimarães