Notícias

Há 60 anos nasceu o Instituto de Cultura Espírita do Brasil, por Deolindo Amorim

02 de Fevereiro de 2017 às 02h10

Há 60 anos, em 09 de dezembro de 1957, foi fundado, na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto de Cultura Espírita do Brasil, por Deolindo Amorim, sociólogo, publicitário e jornalista, estudioso da jurisprudência e da filosofia do direito. Frequentava o Centro Espírita Jorge Niemeyer, quando tornou-se ardoroso defensor das obras codificadas por Allan Kardec e profundo admirador de Léon Denis, foi presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil e presidente de honra da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas.

Já em 1939 idealizou e promoveu o I Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas, realizado no auditório da sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, e ao lado de Leopoldo Machado, promoveram o I Congresso de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (Rio de Janeiro, julho de 1948).

Hoje, o Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB) é uma organização espírita, com sede na cidade do Rio de Janeiro, que tem por objeto a divulgação da Doutrina Espírita codificada pelo pedagogo francês Allan Kardec, notabilizando-se por suas iniciativas culturais no âmbito da religião espírita.

Realiza diversas atividades, além de programas de rádio, TV, palestras públicas, como parte do esforço de divulgação dos princípios doutrinários. O ICEB mantém na Rádio Rio de Janeiro, AM, frequência 1400 kHz programas radiofônicos, com debates sobre temas contemporâneos de interesse geral, bem como divulgando atividades e eventos do Movimento Espírita.

Em sua sede na Rua São Francisco Xavier, 609 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-011, encontramos em funcionamento também, o Centro Espírita Regeneração, onde podemos encontrar diversos cursos ministrados pelo ICEB, decorrente de seus objetivos estratégicos, em três linhas de abordagem:

A primeira: Formação Avançada em Doutrina Espírita, procura retratar o estado da arte das diversas áreas do conhecimento e sua correlação com a Doutrina Espírita. Está operacionalizada na programação do 1º semestre (março, abril, maio, junho) e 2º semestre (agosto, setembro, outubro, novembro) executada aos sábados de 14h às 17h. Apoiando esta linha de atuação tem-se no mês de julho Tópicos Especiais em Espiritismo, que discutem grandes temas da atualidade à luz da Doutrina Espírita, desenvolvidos através de seminários e mesas redondas e nos meses de janeiro e fevereiro o Curso de Verão.

A segunda: Nivelamento e Atualização e a Terceira: Prestação de Serviços ao Movimento Espírita (Paralisado).

Paralelamente está sendo desenvolvido o estudo da obra de André Luiz e do Pensamento de Joanna de Ângelis e o curso de esperanto.

Parabéns ao ICEB pelas iniciativas altruísticas.