Há 60 anos, em 09 de dezembro de 1957, foi fundado, na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto de Cultura Espírita do Brasil, por Deolindo Amorim, sociólogo, publicitário e jornalista, estudioso da jurisprudência e da filosofia do direito. Frequentava o Centro Espírita Jorge Niemeyer, quando tornou-se ardoroso defensor das obras codificadas por Allan Kardec e profundo admirador de Léon Denis, foi presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil e presidente de honra da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas.
Já em 1939 idealizou e promoveu o I Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas, realizado no auditório da sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, e ao lado de Leopoldo Machado, promoveram o I Congresso de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (Rio de Janeiro, julho de 1948).
Hoje, o Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB) é uma organização espírita, com sede na cidade do Rio de Janeiro, que tem por objeto a divulgação da Doutrina Espírita codificada pelo pedagogo francês Allan Kardec, notabilizando-se por suas iniciativas culturais no âmbito da religião espírita.
Realiza diversas atividades, além de programas de rádio, TV, palestras públicas, como parte do esforço de divulgação dos princípios doutrinários. O ICEB mantém na Rádio Rio de Janeiro, AM, frequência 1400 kHz programas radiofônicos, com debates sobre temas contemporâneos de interesse geral, bem como divulgando atividades e eventos do Movimento Espírita.
Em sua sede na Rua São Francisco Xavier, 609 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-011, encontramos em funcionamento também, o Centro Espírita Regeneração, onde podemos encontrar diversos cursos ministrados pelo ICEB, decorrente de seus objetivos estratégicos, em três linhas de abordagem:
A primeira: Formação Avançada em Doutrina Espírita, procura retratar o estado da arte das diversas áreas do conhecimento e sua correlação com a Doutrina Espírita. Está operacionalizada na programação do 1º semestre (março, abril, maio, junho) e 2º semestre (agosto, setembro, outubro, novembro) executada aos sábados de 14h às 17h. Apoiando esta linha de atuação tem-se no mês de julho Tópicos Especiais em Espiritismo, que discutem grandes temas da atualidade à luz da Doutrina Espírita, desenvolvidos através de seminários e mesas redondas e nos meses de janeiro e fevereiro o Curso de Verão.
A segunda: Nivelamento e Atualização e a Terceira: Prestação de Serviços ao Movimento Espírita (Paralisado).
Paralelamente está sendo desenvolvido o estudo da obra de André Luiz e do Pensamento de Joanna de Ângelis e o curso de esperanto.
Parabéns ao ICEB pelas iniciativas altruísticas.