Fé, esperanaça e caridade - perceba que o mundo está melhorando
28 de Agosto de 2015 às 09h30
“Nunca houve tanto amor na terra como hoje. Nunca houve tanta gente dedicada ao bem. Pessoas dedicadas ao bem, abnegadas, no silêncio do anonimato sonhando com um mundo melhor. Ocorre que, por enquanto, “o bem não vende” na linguagem do marketing nacional e mundial. Então as coisas esdrúxulas e aterradoras são colocadas nos veículos de massa e temos a ideia de que tudo está perdido, mas a realidade é outra.“
Semana passada essa bonita mensagem, atribuída a Divaldo Franco, foi divulgada em alguns veículos de divulgação da doutrina espírita. Mensagens como essa são importantes para nos fazer refletir sobre em que temos depositado nossas atenções nos dias de hoje.
Em tempos de tanta interação entre as pessoas, proporcionada principalmente pela disseminação das redes sociais, ficamos perdidos no meio de tantas notícias ruins, de tantas imagens e vídeos aflitantes. É frequente que os telejornais, os sites de notícia da internet e as redes sociais dediquem maior parte do seu tempo e espaço retratando o que de pior existe em nossa sociedade. É como afirma a citação acima, “o bem não vende”, ou como bem retrata a frase dita pelo Papa Francisco: “Faz mais barulho uma árvore caindo, do que um bosque inteiro crescendo”.
Essa quantidade enorme de informações acaba deixando em nós muitos sentimentos ruins, tais como desânimo, desesperança, desgosto com a vida, e sentimentos como estes estão, geralmente, associados a pensamentos tão negativos quanto. Nós espíritas sabemos que a qualidade de nossos pensamentos é capaz de muitas coisas, sendo capaz até de alterar a vibração do mundo a nossa volta. Diz Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier: “assim como a aranha vive no centro da própria teia, o homem vive submerso nas criações do seu pensamento”.
Ainda segundo Emmanuel, no livro Pão Nosso, também pela psicografia de Chico Xavier: “Pensar é criar. A realidade dessa criação pode não exteriorizar-se, de súbito, no capo dos efeitos transitórios, mas o objeto formado pelo poder mental vive no mundo íntimo, exigindo cuidados especiais para o esforço de continuidade ou extinção”.
Sendo assim, é extremamente importante que nós coloquemos grande esforço em enxergar os atos de bondade no mundo. Mais do que apenas tomar conhecimento, é enxergar esses atos com os olhos do coração; é ter a certeza que estamos todos, sem exceção, progredindo para o bem. É importante ter fé; fé em cada um de nós, no nosso semelhante, no futuro da humanidade. Somente a fé é capaz de nos fazer sentir esperança sempre que presenciamos atos de bondade. E essa esperança que sentimos pode gerar um onda de pensamentos positivos, que sendo fortes o suficientes, podem ser capazes de edificar o íntimo de cada um de nós, e por consequência melhorar o mundo a nossa volta.
“A esperança e a caridade são corolários da fé e formam com esta uma trindade inseparável. Não é a fé que faculta a esperança na realização das promessas do Senhor? Se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que dá o amor? Se não tendes fé, qual será o vosso reconhecimento e, portanto, o vosso amor?”. – O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Para estimular bons sentimentos e bons pensamentos no dia de hoje, seguem duas iniciativas semelhantes que são exemplos maravilhosos de caridade e amor ao próximo, consequências imediatas da fé.
Feed Truck no Rio de Janeiro: A ideia do projeto é recolher os alimentos desperdiçados nos restaurantes da cidade por não terem valor comercial (não são restos de comida!), para dar origem a novas refeições, feitas pelos voluntários e distribuídas para os moradores de rua em diversos pontos da cidade. Mais informações:
Refood em Portugal: A Re-food é um movimento comunitário independente, 100% voluntário, conduzido por cidadãos, cujo fim consiste na recuperação de comida em boas condições para alimentar pessoas necessitadas. A Re-food está totalmente voltada para a comunidade e opera a partir da própria comunidade, sem salários, com custos baixos e alta produtividade, não detendo bens ou investimentos que não sirvam a sua missão. Mais informações na matéria Refood Portugal.
“[…] Repito: a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamam de prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas”. – O Evangelho Segundo o Espiritismo.