Notícias

Doutrina se dissemina em larga escala na internet

04 de Janeiro de 2020 às 14h55

As transmissões ao vivo através das redes sociais, especialmente, pelo Instagram e o Youtube, tomaram conta do Brasil e do mundo nesse período de distanciamento social, tornando-se uma espécie de horário nobre dos brasileiros. Ciente desse fenômeno e da importância de, por meio dele, disseminar o conteúdo doutrinário kardecista, o movimento espírita brasileiro vem se utilizando das lives (termo inglês usado para se referir às transmissões ao vivo) e promovendo uma infinidade de transmissões online diárias, a maioria delas, promovidas pelas instituições que integram o movimento.

Um exemplo disto é a própria Federação Espírita Brasileira (FEB) que vem se utilizando do próprio portal oficial para divulgar a programação das lives realizadas diariamente. A exemplo das demais unidades federativas espalhadas pelo país, a FEB preparou uma programação específica que é constituída em sua maioria por palestras virtuais com transmissão pelos canais oficiais da FEB, FEBtv e do Espiritismo Play, as quais incluem as redes sociais do facebook e o youtube (as transmissões podem ser conferidas a partir dos links indicados no final dessa matéria). Só no canal do Youtube, a FEB já conta com mais de 300 mil pessoas inscritas. A segunda instituição com maior número de inscritos é Mansão do Caminho, de Divaldo Pereira Franco que dispõe de 278 mil inscritos e, cujas transmissões são ampliadas via FEBtv.

Apesar de terem sido criados antes do momento da pandemia em curso, os canais vem alcançando um público maior depois desse advento, face ao fenômeno de aumento significativo da audiência das transmissões virtuais ocorridas em todo o mundo na atualidade. Os conteúdos abordados nos canais obedecem a uma grande diversidade de temas e propostas doutrinárias que vão de falar dos princípios básicos do Espiritismo, à grupos de estudo, debates sobre problemas da atualidade na visão espírita e abordagens sobre o cotidiano vivido pelos profitentes da Doutrina dos Espíritos. Entre aqueles de maior sucesso estão as palestras transmitidas por alguns dos conferencistas mais renomados do movimento espírita brasileiro e o conteúdo voltado especificamente para o público juvenil que até bem pouco tempo era algo escasso nas plataformas virtuais e hoje conquistaram dezenas de milhares de seguidores (em breve o espiritaonline trará uma reportagem sobre esse nicho específico).

Paralelo ao trabalho realizado pelas diversas entidades e casas espíritas, a disseminação das lives vem sendo reforçada pelos portais de conteúdo espiritista e, especialmente pelas webtv´s espíritas que, aos poucos, começam a se multiplicar pelo país afora, projetando o Espiritismo numa era regida cada vez mais pelas novas tecnologias de comunicação e informação e, de modo especial, pelas redes sociais. As duas primeiras que surgiram e detém o maior número de inscritos é a TV Mundo Maior, considerado o maior canal espírita do mundo e a RAETV – Rede Amigo Espírita (ver links ao final desta matéria). Pertencente à Fundação Espírita André Luiz Com mais de 400 mil pessoas inscritas, e a RAETV conta hoje com 350 mil seguidores. O índice de visualização dos vídeos postados nos canais variam de algumas centenas a centenas de milhares, chegando em alguns casos a aproximadamente 1 milhão de acessos.

Além dessas, várias outras TV´s virtuais vem surgindo pelo Brasil afora e conquistando um bom número de audiência. Na Paraíba, as duas principais webtv´s que vem realizando um amplo serviço nesse sentido são as TV Chico Xavier e a TV CETE, ambas com sede em Campina Grande – PB). Criada em 2015 e em atividade há mais tempo, a TV CETE – canal pertencente à organização social Complexo de Ensino e Trabalho Emmanuel) registrou um aumento considerável de pessoas inscritas em seu canal nos últimos meses, ultrapassando atualmente um total de 130 mil registros. A TV Chico Xavier tem mais de 10 mil inscritos até o momento. Além das TV´s virtuais, os grupos também vem investindo em web rádio que também já contam com uma ampla audiência. A rádio
Além de transmitir palestras geradas pelas casas espíritas paraibanas e de outros estados do Brasil, e momentos artístico-culturais, as Webtv´s colocam em rede, conteúdo próprio gerado por elas mesmas, a exemplo dos diversos programas por meio dos quais disseminam os princípios doutrinários espíritas que, aos poucos, vem se tornando mais conhecidos graças a esse trabalho de difusão via internet e, de maneira particular, ao avanço dos esforços que se valem das redes sociais como principal alavanca para a popularização do Espiritismo por todo o país e mundo afora.

Confira aqui, alguns dos principais links de acesso a conteúdo virtual gerados e difundidos por algumas das entidades e grupos mencionados nesta matéria.

Facebook FEB: https://www.facebook.com/FEBoficial/
Facebook FEBtv: https://www.facebook.com/febtvBrasil/
Instagram FEB: https://www.instagram.com/feb_oficial
Instagram FEBtv: https://www.instagram.com/febtvbrasil
FEBtv You Tube: https://febtv.live/yt
TV Mundo Maior: https://www.youtube.com/user/tvmundomaior
RAETV – Rede Amigo Espírita: https://www.youtube.com/user/ze40
TV CETE: https://www.youtube.com/channel/UCv53zzCDRJHRsx--rFx85QA
TV Chico Xavier: https://www.youtube.com/channel/UCdS6RsynTpqn-pNzFTMLIZA