O roteiro de educação para o homem imortal que temos hoje se deve a um importante pedagogo, escritor e tradutor, nascido em 03 de outubro de 1804: Allan Kardec.
Nascido em família com tradição na magistratura e advocacia. Desde cedo, interessava-se por ciência e filosofia. Fez seus estudos na escola Pestalozzi, na Suíça (país protestante), sobressaindo-se como discípulo e ativo programador de seu método, o qual teve grande importância na reforma do ensino na França e na Alemanha.
Aos 14 anos, ensinava seus colegas menos dotados com cursos gratuitos e aos 18 anos, bacharelou-se em Ciências e Letras.
Ao concluir seus estudos, voltou ao seu país natal, pois conhecia profundamente os idiomas francês, inglês, alemão e holandês, além de dominar o italiano e o espanhol.
Em 1824, montou um plano de aperfeiçoamento do ensino público em Paris e em 06/02/1931, desposou Amélie Gabriele Boudet.
No ano de 1854 a 1955, Kardec direcionou maior atenção às mesas girantes e à codificação. Ele iniciou as obras de codificação em 18 de abril de 1857 quando veio à luz o Livro dos Espíritos, considerado o marco de fundação do Espiritismo.
Já em 01/01/1858, foi fundada a primeira sociedade espírita, Sociedade Pariense de Estudos Espíritas.
Em 31 de março de 1869, faleceu aos 64 anos de idade com a ruptura de um aneurisma quando trabalhava numa obra entre a relação do magnetismo e Espiritismo. Kardec foi sepultado na França.
Suas principais obras são: “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”.
Nós sabemos que sob o pseudônimo de Allan Kardec, Hippolyte Léon Denizard Rivail se destacou como o codificador da Doutrina Espírita, mas o que muitos não conhecem são alguns fatos a respeito da sua vida. As biografias tradicionais de Kardec oferecem informações equivocadas sobre o nascimento e a infância dele.
Rivail nasceu em Lyon, mas nunca morou lá!
O local de nascimento, na Rua Sala, 76, era uma casa de tratamento por águas minerais criada por um químico. Contava com alojamentos para quem vinha de longe, e os médicos podiam acompanhar.
A mãe de Kardec, que teve um casal de filhos antes dele, teve o parto acompanhado por médico nesse local, depois ficou alguns meses de recuperação, só então voltaram para a cidade da família, em Bourg-en-Bresse, no departamento de Ain.
Entre outras curiosidades, está a de que os seus pais eram católicos, ele trabalhou em um teatro de variedades como administrador e até iniciar o estudo do fenômeno das mesas girantes, não acreditava em Deus (o espetáculo teatral “Allan Kardec – Um Olhar para a Eternidade” encena com detalhes estes fatos).
É importante conhecermos um pouco mais a vida deste grande Espírito que assim definiu o Espiritismo:
“A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação.”
Por Rafael Ribeiro/Fundação CETE com Vanessa Cavalcanti/Rádio Boa Nova e Blog Márcia Fernandes