A TV CETE completou um ano no último dia 01 de setembro, nesse tempo contribuiu com transmissão de palestras, eventos, apresentações artísticas e campanhas institucionais espíritas pela internet, colaborou também com a retransmissão de programas da TV FEB, TV Mundo Maior, TV ICEB e da TV Vanguarda. Iniciou seu primeiro programa institucional com produção independente no dia 03 de Setembro deste ano.
A TV CETE faz parte do Departamento de Programação em Teledifusão e Radiodifusão (DETV) da Fundação Cultural Espírita Emmanuel (CETE) e nesse projeto conta com o apoio do Departamento de Tecnologia da Informação, Engenharia e Suporte Técnico (DETE), tendo como diretor de programação Marcos Moraes; editor executivo Christian Sá; editor-chefe de redação, produtor e apresentador Rafael Ribeiro; diretor de arte e analista de sistemas Leandro Santiago; técnicas de cinegrafia e edição de vídeo de Fábio Cavalcante, Thiago Nóbrega e Reuben Palmer. Este último sendo também coordenador do DETE. Marcos Antônio de Moraes e Silva, já atua há 28 anos em televisão, sendo 03 anos em exibição e 25 anos em programação, atuando na TV Paraíba, afiliada da Rede Globo de Televisão, na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. É um dos responsáveis pelo projeto.
A TV CETE é fruto de uma iniciativa tomada após uma reunião entre amigos espíritas que comungavam do mesmo ideal de divulgação da doutrina. É por essa TV que vamos usufruir do entretenimento, da educação espírita, ter amplas possibilidades de nos capacitarmos e assistirmos às melhores palestras, participando e acompanhando, ao vivo, os eventos espíritas.
Além disso, nessa produção independente, temos como objetivo esclarecer os mitos construídos sobre o espiritismo, transmitindo a realidade do movimento espírita regional e a essência científica, filosófica e religiosa do Espiritismo. Uma prova do trabalho pautado pela competência e compromisso dos profissionais envolvidos é o alcance que esse meio de comunicação atinge, recebendo inúmeras mensagens de telespectadores de outros países.
A princípio atua como Web TV, na internet, por ser um meio mais econômico. E, também, uma de suas grandes vantagens é justamente a facilidade da interatividade, por continuar também on line. Começamos a buscar material de todo o Brasil e colocávamos na Internet. Está voltada totalmente para o cristão, tendo maior audiência dos espíritas e simpatizantes. Contamos já com cerca de 900 pessoas por mês assistindo à programação.
Estamos acompanhando o progresso na Comunicação, disponibilizando uma programação variada. Uma TV espírita com uma mídia interessante, com uma programação contagiante, numa linguagem moderna, divulgando o Espiritismo de forma dinâmica.
Precisamos da colaboração de voluntários para dar continuidade ao nosso projeto. Não basta funcionar, é preciso expandir.
Por Rafael Ribeiro