Blogs e Colunas

O Que Falar Sobre a Fé?

15 de Agosto de 2018 às 21h35

Juventude Espírita Léon Denis

ver todas as postagens »

O que falar sobre a fé? Sinceramente esse tema me veio à mente depois de muito pensar sobre o que escrever. Então me veio à fé. A fé inabalável que Jesus demonstrou pelo seu Pai quando veio à Terra. Mas não só essa. Veio-me a mente também a fé do tamanho de um grão de mostarda, bem pequeno.
Mas será que nós temos sequer esta segunda? Será que acreditamos verdadeiramente na Providência Divina? Bom, eu mesma posso dizer que muitas vezes fraquejo que muitas vezes me pergunto se realmente as coisas vão dar certo pra mim, se Deus realmente está comigo.
Daí quando eu estava voltando de um compromisso hoje pela manhã eu recebi várias provas de que Ele estava e está comigo, todo o tempo. No sorriso de uma velhinha no ponto de ônibus, quando ela me ofereceu carona para ir a seu táxi porque eu estava no sol, no bom dia de um senhor que falou sobre ser difícil eu ter que esperar o ônibus sozinha ali no sol, sabe, mas na verdade foi e é muito fácil.
Em todos os lugares, nos olhares e ações das pessoas Deus está. Em cada gesto e em cada palavra de conforto, em cada ajuda dada ou recebida ou até nos momentos mais tortuosos das nossas vidas, naqueles momentos que duvidamos da nossa fé cristã, ainda assim, lá Ele está.
Quando pedimos força, Deus nos dá provas para nos tornarmos fortes, quando pedimos paciência Deus nos dá situações em que precisamos ser pacientes, e assim por diante. Posso dizer com toda certeza que Ele está sempre conosco, com cada um, porque Ele está dentro de nós, naquela luzinha dentro da gente que muitas vezes insistimos em deixar escondida.
Vamos ser sinceros com nós mesmos, já está na hora de deixar essa luz brilhar! Não só aí dentro, mas colocá-la para fora, praticando o bem sem se preocupar com o que os outros vão pensar. Porque de acordo com León Denis em Depois da Morte todo ânimo sincero, que procura a fé e a verdade, há de encontrá-la na revelação nova. E ainda diz que um influxo celeste estender-se-á sobre ele a fim de guiá-lo para esse sol nascente, que um dia Iluminará a Humanidade Inteira.
Não consigo nem contar quantas vezes quis fazer algo que meu coração dizia que era certo e não fiz por medo, medo de não sei o que. Como diz no Evangelho Segundo o Espiritismo por Allan Kardec (1864): ”No sentido próprio, é certo que a confiança nas suas próprias forças toma o homem capaz de executar coisas materiais, que não consegue fazer quem duvida de si”.
Sei que às vezes é difícil e passamos por coisas que achamos que não suportaremos, porém tudo passa, a Providência Divina é suprema e não falha nunca. Quantas vezes passamos por coisas muito difíceis e depois pensamos “Nossa, já passou”. Não importa o que você esteja passando agora meu amigo, isso também passa! Vai ficar tudo bem. Acredite nisso.
Se o nosso espelho é Jesus, então vamos nos inspirar nele, vamos seguir os seus passos nessa doutrina tão reveladora que é o Espiritismo, compreendendo as aflições como provas que precisamos enfrentar. Veja o quanto você já passou e o quanto é forte, Deus não dá nenhum fardo maior do que podemos carregar.
Vamos olhar para dentro de nós mesmos e perceber o que precisa ser modificado, o que precisa ser reformado. Faça sua luz brilhar! Você é luz! Tenha fé! Deus é contigo. Em tudo o que fizer com amor, terá a mão dEle para te ajudar. Então trabalhemos em sua seara, a fim e nos tornamos pessoas melhores, através principalmente da caridade, a nossa mestra maior.
A fé é a confiança da criatura em seus destinos, é o sentimento que a eleva à infinita Potestade, é a certeza de estar no caminho que vai ter à verdade. A fé cega é como farol cujo vermelho clarão não pode traspassar o nevoeiro; a fé esclarecida é foco elétrico que ilumina com brilhante luz a estrada a percorrer. (LEÓN DENIS)


Nayara Freitas, @jeldenoficial