Blogs e Colunas

Transição planetária: entre o velho e o novo mundo

04 de Maio de 2025 às 14h15

Transição planetária: entre o velho e o novo mundo



Enquanto esse texto é escrito, a Terra passa por profundas transformações.



Por um lado, o planeta enfrenta a maior crise econômica da história da humanidade bem como o colapso da qualidade de vida com o derretimento do Estado de Bem Estar Social nos países desenvolvidos e do sul global.



E do outro lado as gerações mais jovens enfrentam uma epidemia de transtornos mentais e as mudanças climáticas potencializadas pelo estilo de vida que imperou durante todo o velho mundo de provas e expiações estão cada vez mais letais gerando assim efeitos catastróficos como a enchente de 2024 no Rio Grande do Sul (UF brasileira) que quase destruiu a capital do estado. 



Além disso, o clima de guerras regionais por causa dos conflitos de interesses da geopolítica tem levado o mundo para cada vez mais perto de uma terceira guerra mundial que se acontecesse seria o apocalipse devido ao efeito catastrófico das bombas atômicas. Epidemias e pandemias como a da COVID-19 de 2020 trouxe profundas reflexões existenciais e de caráter sanitário e médico. 



Afinal, seria tudo isso sintomas da transição planetária? 



No capítulo VII, "Esboço geológico da Terra" da Gênese, mais especificamente no item Período de Transição os espíritos expõem que nesse interregno entre o velho mundo e o novo mundo tudo o que há de mais podre na humanidade terrestre começariam a ser expostos na tentativa de fazê-la mudar. 



Além disso as catástrofes naturais seria uma forma de acelerar a transição planetária através da lei da destruição que prevê que quando civilizações de planetas mais atrasados demoram para evoluir, Deus através da espiritualidade superior leva desastres naturais e pandemias con o objetivo de estimular o progresso da humanidade pela dor.



No capítulo XVIII - São chegados os tempos do Evangelho Segundo o Espiritismo, mais especificamente no item A Nova Geração é dito que nesse período de transição a humanidade terrestre para ingressar no novo mundo terá que ter uma outra roupagem e principalmente uma essência mais amadurecida e que para isso começam a encarnar na Terra nesse período Espíritos de grandes colaboradores da ciência, política e religião da história terrestre bem como Espíritos de civilizações de mundos mais desenvolvidos (regenerados e ditosos na classificação espírita) para ser um catalisador na passagem da humanidade para o mundo de regeneração e é daí que vemos no mundo milhares de mentes brilhantes superdotadas com habilidades parapsiquicas muitas vezes diagnosticados com transtornos mentais que vieram como missionários do Cristo para ajudar a formar a nova humanidade que habitará o novo mundo, a Terra regenerada.



Diante de todos esses sinais — crises globais, catástrofes naturais, epidemias e transformações sociais — torna-se evidente que estamos vivendo um momento decisivo da transição planetária, marcado pela separação entre o velho mundo de egoísmo e materialismo e o novo mundo de fraternidade e consciência espiritual. Nesse cenário de profundas provações, a dor e o caos não surgem como punição, mas como instrumentos da pedagogia divina que visa despertar a humanidade para valores mais elevados. À medida que espíritos missionários reencarnam para iluminar esse processo, cabe a cada um de nós escolher em qual lado da história desejamos estar: perpetuando padrões ultrapassados ou colaborando com a construção de uma Terra regenerada, mais justa, solidária, emancipada e espiritualizada.