Blogs e Colunas

Sobrenatural na visão espírita

29 de Janeiro de 2024 às 14h40

A humanidade da Terra sempre teve um interesse peculiar pelo insólito ou desconhecido, mas nas últimas décadas, o interesse no sobrenatural tem crescido exponencialmente, principalmente entre os mais jovens, juntamente com um crescimento considerável de perfis, grupos, coletivos, instituições, podcasts e canais divulgando suas pesquisas e suas verdades sobre o que engloba o sobrenatural: extraterrestres, espíritos e criaturas desconhecidas, bem como os tipos, origem, evolução e transformações do fenômeno e seus efeitos sobre os contatados e testemunhas, como as habilidades parapsíquicas e a combustão humana espontânea.


A comunidade científica, por sua vez, não estuda o sobrenatural ou, quando o faz, oferece explicações materialistas e céticas, como alucinações, sonhos, fraude, erros de interpretação, fenômenos naturais raros e afins.


No entanto, como mencionado no início, existem pessoas que estudam o sobrenatural, mas não como ciência, e sim como pseudociências. A Ufologia estuda o fenômeno UFO e seus supostos tripulantes extraterrestres; a criptozoologia investiga criaturas desconhecidas, como os chamados elementais e seres mitológicos; e filosofias espiritualistas, como o espiritismo, exploram os espíritos e fenômenos parapsíquicos.


A Ufologia se divide em três áreas: A científica, que investiga evidências físicas e hipóteses para a origem dos OVNIsA espiritual, que explora contatos através da emancipação da alma, parapsicologia e a expansão da consciência que o contato gera nas testemunhas e a casuística, que se concentra nos relatos de contato com o fenômeno UFO ao redor do mundo.


 A criptozoologia estuda criptídeos, criaturas ainda desconhecidas pela ciência. Ela investiga evidências físicas, hipóteses para sua origem e o impacto psicológico do contato com esses seres.


O espiritismo, uma filosofia, (pseudo)ciência e religião, explora os espíritos, sua origem, evolução, fenômenos parapsíquicos e questões existenciais.


O espiritismo explica que os Espíritos são seres do reino hominal deste e de outros planetas, desencarnados, que para atuarem na matéria se revestem com um corpo semimaterial chamado perispírito, o qual possui várias propriedades, como plasticidade e densidade. Além disso, os Espíritos são divididos em vários tipos conforme o nível vibratório. Eles passam por um processo de reencarnação que começa com uma ligação fluídica com a futura família e outros aspectos. Quando desencarnados, eles se encontram no nível vibratório ou dimensional que mais está em sintonia e produzem efeitos parapsíquicos, como materialização, além da mediunidade e outras habilidades parapsíquicas, como bicorporeidade e teletransporte, quando estão encarnados.


Mas e sobre os extraterrestres e criptídeos, como o espiritismo explica?


O espiritismo explica que os Espíritos são seres do reino humano deste e de outros planetas que adaptam seu períspirito e encarnam em corpos adaptados ás condições ambientais de cada planeta.


Além disso, na Gênese, fala-se sobre migrações espirituais que, na literatura mediúnica, especialmente na obra "A Caminho da Luz", descrevem uma dessas migrações realizadas por Espíritos provenientes da estrela Capella, na constelação de Auriga. Portanto, sobre a influência extraterrestre na origem da humanidade, o espiritismo explica essa influência através do aspecto espiritual, ao contrário da teoria do paleoncontato estudada pela Ufologia, que menciona naves e seres encarnados.


No capítulo III do "O Livro dos Espíritos" (ESSE), é afirmado que a humanidade não está restrita apenas à Terra, mas se estende por todo o cosmos. Na definição espírita de humanidade, são seres do reino hominal que possuem livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal, além de determinar o caminho a ser seguido na evolução espiritual e intelectual. Esses seres não são necessariamente originários da Terra e englobam diversas espécies distribuídas pelo universo.

Além disso na Ufologia há estudos sobre as categorias da presença extraterrestre na Terra que são:
. As sementes das estrelas (índigos e cristais) - Espíritos de extraterrestres que encarnam na Terra
.
Walk-in - Espíritos de extraterrestres que incorporam em médiuns que realizam psicofonia
. Infiltrados - Extraterrestres encarnados na Terra
. OVNis
, bases e cidades intramarinhas e intraterrestres, contatos de 3 grau e abduções

No capítulo 18, item 369 da gênese, Kardec fala sobre a nova geração que comprova a existência de duas categorias da presença extraterrestre: os walk-in e as sementes das estrelas.


Adicionalmente, até mesmo Chico Xavier, uma figura de destaque no espiritismo brasileiro, relatou ter tido contato com seres extraterrestres. Chico Xavier descreveu um encontro de terceiro grau com um tripulante de um OVNI que apresentava características de altura elevada, corpo magro, cabeça grande, olhos grandes e amendoados, narinas e boca pouco visíveis. Este ser tinha a intenção de abduzir o médium, mas quando Chico Xavier orou, o ser extraterrestre retornou à nave e esta partiu, não sem antes supostamente abduzir uma vaca nas proximidades.


Na área da criptozoologia, as criaturas mitológicas são frequentemente consideradas como Espíritos no contexto do espiritismo.


Na classificação de categorias de Espíritos segundo Kardec, os levianos da terceira ordem englobam os elementais (gnomos, ondinas, fadas e salamandras) que têm a responsabilidade de cuidar dos elementos da natureza.


No caso dos lobisomens, na literatura mediúnica, existem exemplos de lobisomens nos quais, de acordo com a explicação do Espírito que ditava as obras, é evidenciado que os lobisomens são, na verdade, uma alteração no perispírito do Espírito, devido à sua psicosfera, estado mental e nível vibratório. Esses fenômenos são abordados em livros como "Libertação" (capítulo 5), "Nos Domínios da Mediunidade" (capítulo 23) e "Diálogo com a Sombra" de Hermínio C. Miranda.



No que diz respeito ao vampirismo, o termo é tratado no livro "Libertação", "Nos Domínios da Mediunidade", "Missionários da Luz" e também em obras de Kardec, sob o nome de obsessão.


Em resumo, o sobrenatural desperta crescente interesse, apesar da falta de reconhecimento científico. Ufologia, criptozoologia e espiritismo abordam o tema sob diferentes perspectivas, e o futuro, conforme preconiza a lei do progresso do espiritismo, irá trazer mais entendimento sobre esses mistérios e com ele a expansão da consciência cósmica, ou seja, o autoconhecimento e o aprimoramento espiritual.


Sugestões de leitura
Livro Guia da Tipologia dos
UFOs de Thiago Ticchetti
Livro Guia da Tipologia Extraterrestre de Thiago
Ticchetti
Óvnis de Rupert
Matthews
UFOs no Brasil de Antonio Faleiro
Olhos de Dragão de Carlos Alberto Machado
Estranha Colheita de Carlos Alberto Machado
Criaturas da
Criptozoologia de L. Smitram
A parte do Livro dos Espíritos que fala de pluralidade dos mundos habitados
A gênese segundo o espiritismo (também fala um pouco sobre a pluralidade dos mundos habitados)
O evangelho segundo o espiritismo, capítulo III
Portais Dimensionais: Explorando os mistérios deste e de outros universos de Alcides Cores
UFOs no espaço de Jackson Camargo

https://conteudoespirita.com/vampirismo-na-visao-espirita/

https://www.otempo.com.br/interessa/amigo-relata-encontros-de-chico-xavier-com-ets-1.1501181

http://www.oconsolador.com.br/ano7/330/davilson_silva.html