A qualidade de vida é um conceito multidimensional que compreende um conjunto de condições que contribuem para o bem-estar. Complementando, segundo o dicionário da língua portuguesa qualidade de vida é sinônimo de bem-estar e satisfação, ou seja, prazer em viver.
As dimensões imediatas da qualidade de vida são:
Alimentação que é essencial para a recuperação energética e o aquecimento metabólico e fisiológico.
Saúde que é necessário para preservar nossos corpos contra enfermidades que possam cortar nossa experiência na Terra.
Emprego que no contexto de um mundo capitalista no qual é o dinheiro que manda, ter um emprego é fundamental para que possamos ter uma renda que nos permita sobreviver e também curtir a vida em todas as suas dimensões.
Moradia que permite que tenhamos momentos de repouso e proteção contra as adversidades externas.
Segurança que permite que possamos exercer nosso direito de ir e vir e não termos a integridade física, moral e psíquica atingida pela criminalidade.
Educação que permite que tenhamos consciência dos nossos deveres e direitos bem como da realidade humana e natural que nos cerca e lutarmos para a manutenção dos tais direitos.
Água e saneamento que é essencial para a fisiologia, metabolismo e realização de tarefas domésticas essenciais.
Energia e gás que é essencial para a realização de atividades que demandam iluminação e regulação térmica nos ambientes internos.
Telecomunicações, mais especificamente operadoras de telefonia, internet, TV e rádio que permite que tenhamos direito ás informações, de se expressar, reunir, manifestação e trocar experiências e afetos.
Lazer\Cultura que são as várias dimensões dos prazeres da vida que dá satisfação no sentido de vida e felicidade.
Existem lugares com alta qualidade de vida? Segundo o ranking do IDH que mede qualidade de vida apartir de educação, saúde e poder de compra as primeiras posições são ocupadas em sua maioria por países europeus como a Suiça, Noruega, Islândia, Dinamarca e Alemanha. Em relação ao Índice Global da Paz que mede a qualidade de vida através da segurança, as primeiras posições são ocupadas por Islândia, Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia, Áustria, Singapura e Portugal. E em relação ao Social Progress Index que mede a qualidade de vida através de todas as suas dimensões as primeiras posições são ocupadas por Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suiça, Islândia, Suécia, Holanda, Alemanha, Japão e Canadá.
Porém a qualidade de vida não é universal porque em todo o mundo ainda vemos mazelas sociais como a desigualdade social, a violência, a fome, a falta de moradia e outros problemas que afetam negativamente a qualidade de vida.
A ONU em um esforço mundial de univeralisar a qualidade de vida têm estabelecido metas para alcançarmos a qualidade de vida universal e a plena felicidade até 2030. Dentre os objetivos estão a erradicação da pobreza, fome zero, boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e água limpa e saneamento.
E o que é a felicidade? É o bem-estar, satisfação e propósito de vida realizado.
Há varias formas de se buscar o propósito de vida. São eles:
A busca incessante por sucesso profissional e financeiro.
A busca incessante para mudar o mundo.
Curtir intensamente cada momento da vida em todas as dimensões do lazer\cultura que engloba escutar música e ir em shows musicais, ir ao cinema, ir em festas, estudar por hobby e aprimoramento intelectual, apreciar as artes ou desenvolver as habilidades artísticas (pintura, desenho, fotografia, artesanato, moda, decoração de casa), praticar bricolagem, viajar, jogar videogame ou jogos de mesa, promover encontros em bares, restaurantes, praças e praias, ir em parques de diversão e aquáticos, praticar esportes diversos, ir ao teatro, assistir programas de TV de entretenimento, ler ou escrever livros e observar a natureza e seus fenômenos.
Buscar o aprimoramento moral e intelectual com ou sem a ajuda de uma religião.
Para o espiritismo, como alcançar a qualidade de vida plena, isto é, o bem-estar e a felicidade?
No livro dos Espíritos, Allan Kardec introduziu as leis morais, que junto com o entendimento das leis da natureza pelo aprimoramento intelectual o homem vai alçando degraus mais elevados na evolução espiritual até chegar nos planos mais elevados onde está a verdadeira felicidade, isto é, a qualidade de vida plena e o verdadeiro propósito de vida.
Além disso, fica claro no livro dos espíritos que todas as dimensões materiais do bem-estar bem como as dimensões imateriais que são as buscas pelo sentido de vida que muitas vezes vêm com uma visão materialista, não trazem a completa satisfação no sentido de vida justamente por a felicidade não ser desse mundo, se resumir na Terra aos pequenos pazeres temporários da vida e o mais importante não seguir as leis morais se comprazendo no egoísmo que é a raiz de todo o mal.
E para concluir com uma frase de Allan Kardec: A felicidade dos Espíritos bons consiste em não sentirem ódio, ciúme, inveja, ambição ou qualquer das paixões que ocasionam a desgraça dos homens.
Referências:
O Livro dos Espíritos de Allan Kardec
https://gtagenda2030.org.br/ods/
https://www.padrao.com.br/blog/o-que-e-qualidade-de-vida-e-por-que-ela-e-importante
https://www.eurodicas.com.br/portugal-e-o-setimo-pais-mais-pacifico/
https://www.socialprogress.org/global-index-2022-results/