Blogs e Colunas

Evangelho no Lar, o que é, importância e como fazer

09 de Fevereiro de 2019 às 17h10

1- Fundamentação Dontrinária: Vários Espíritos que de uma forma ou outra colaboraram na divulgação do espiritismo, já se manifestaram sobre a validade e utilidade da reunião de estudo em torno do Evangelho de Jesus no Lar. Dentre eles podemos citar Emmanuel que destaca a importância dessa prática nos lares, quando afirma: "O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o Cristianismo lança raízes de aperfeiçoamento e sublimação.(...) Quando o ensinamento do Mestre Jesus vibra entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum." Já o espírito Bezerra de Menezes, por sua vez, pondera: "Trabalhemos pela implantação do Evangelho no Lar, quando estiver ao alcance de nossas possibilidades. (...) Trazer as claridades da Boa Nova ao templo da família é aprimorar todos os valores que a experiência terrestre nos pode oferecer." André Luiz também já se manifestou sobre esse tema em uma obra psicografada por Chico Xavier, quando diz: "Os espíritas e em particular, os participantes de  grupos mediúnicos precisam compreender a necessidade do Culto do Evangelho no Lar. Pelo menos, semanalmente, é aconselhável que se reúnam com os familiares ou com alguns amigos capazes de entender a importância da iniciativa, em torno da Doutrina Espírita, à luz do Evangelho do Cristo e sob a cobertura moral da oração."



E por último, o espírito da Joanna de Ângelis, em duas obras, também já se manifestou a respeito desse assunto ao esclarecer pelo seguinte argumento na primeira obra: "Pelo menos, uma vez por semana, reúne a tua família e felicita-a com o Espiritismo, criando, assim, e 

mantendo, o culto evangélico, para que a diretriz  do Mestre seja eficiente rota de amor e sabedoria 

em tua casa..." E prossegue: "E se desejares felicidade, na Terra, incorpora-o ao teu lar, criando um 

clima de felicidade geral." Na segunda obra, afirma: "A transformação do lar em célula viva do Cristianismo operante constitui labor impostergável. Isto porque o lar é a matriz geradora da comunidade ditosa, sobre a qual repousam os sustentáculos 

das nacionalidades progressistas. Acende o Sol do Evangelho em casa, reúne te com os teus para orar e jamais triunfarão trevas em teu lar, em tua família, 

em teu coração."



2- Importância:


. Estudar o Evangelho de Jesus possibilita compreender os ensinamentos cristãos, cuja prática nos conduz ao aprimoramento moral.


. Criar em todos os lares o hábito de se reunir em  família, desperta e acentua nos familiares o sentimento de fraternidade.


. Pelo momento de paz que o Evangelho proporciona 
ao Lar e pela união das criaturas, estimula a cada um uma vivência tranqüila e equilibrada.


. Higienizar o lar por pensamentos e sentimentos elevados favorecem a influência dos Mensageiros 
do Bem.


. Facilitar no Lar e fora dele o amparo necessário 
diante das dificuldades materiais e espirituais, mantendo operantes os princípios da vigilância e 
da oração.


. Elevar o padrão vibratório dos componentes do lar e contribuir com o plano espiritual na obtenção de um mundo melhor.


. Tornar o Evangelho conhecido, compreendido, sentido e exemplificado em todos os ambientes.





3- Como Fazer:


Segundo o final do Livro dos Espíritos, antes de tudo escolha um dia e horário fixo da semana. É sempre bom fazer pontualmente e nunca esquecer de fazer pois além dos entes queridos, há também a presença dos mentores espirituais, amigos e familiares espirituais e da espiritualidade maior que chegam naquele momento para fluidificar (como se fosse um passe magnético ou reiki) o líquido que irá beber no final do culto e assistir o estudo do Evangelho com você. E irresponsabilidade e negligência é um hábito que se feito sempre, o seu trabalho de trazer a Boa Nova para seu lar vai ser visto como algo descompromissado e só por interesse pessoal.
Obs: Mas claro que quando não tiver jeito por causa de uma viajem, cirurgia ou algo importante, não dará para fazer no dia , mas aí mentalmente, pode-se dizer aos espíritos que fará no dia seguinte ou na próxima semana (sempre no mesmo dia e horário agendado) e para os entes queridos normalmente. E quando o imprevisto é a visita de outras pessoas, se possível, chame-as para o estudo do Evangelho.


. Após chegar o dia , e faltando pouco tempo para o horário agendado, coloque um recipiente com água (pode ser suco, chá, café e outras bebidas também) no local do estudo para ser fluidificado. Se você faz com várias pessoas, deve colocar um pouco da bebida para todos os participantes. Se fizer "sozinho (a)" fisicamente, pois os Espíritos estão sempre conosco, coloque só para você, mas se quem por acaso estiver na sua casa e querer só a água , coloque para a pessoa também pois só o fato de não participar e querer a bebida fluidificada, significa que está dando créditos ao seu trabalho.
Obs: se quiser colocar para o animal de estimação pode (mas nesse caso, é aconselhável apenas água).


. Na hora do culto, eleve os pensamentos á Deus e á espiritualidade amiga e maior e faça uma prece rogando proteção, inspiração e amparo para si e aos semelhantes.


. Em um livro complementar como: 
. Jesus no Lar
. Pão Nosso
. Fonte Viva 
. Sinal Verde
. Minutos da Sabedoria
. Agenda Cristã
. Palavras da Vida Eterna
. Vinha de Luz
. Sândalo
. Caminho Verdade e Vida
E leia um trecho para harmonizar o lar. Essa leitura é sem comentários. Obs: o livro é de acordo com o que mais atrai seu coração.


. Leia um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo.


. Comente com os demais participantes (encarnados e desencarnados) sobre o assunto lido.


. Ore á Deus, ao Mestre Jesus e á espiritualidade maior e amiga em favor dos necessitados, dos parentes, dos amigos e familiares encarnados e desencarnados, pela harmonia do lar, pela paz e elevação mundial e agradeça pelo amparo dos benfeitores espirituais, pela sua vida e afins. Esse momento é com você! Não existe fórmula e a oração tem que ser do seu coração! Só assim surte efeito.


. E então, sirva a água fluidificada aos participantes encarnados, e se sobrar, cada um vai bebendo a sua água ao longo da semana até chegar no próximo dia de estudo do Evangelho.
Obs: E para finalizar, não podemos esquecer de praticar o que estudamos no Evangelho, pois é na prática que nos aprimoramos moralmente e elevamos o padrão vibratório do planeta.