Blogs e Colunas

Ao Mestre com carinho

15 de Dezembro de 2018 às 00h05

Elen de Souza - Feminismo e Espiritismo @feminismo.espiritismo

ver todas as postagens »

Hoje tocada por uma nostalgia, lembrei-me de um filme que assisti ainda na infância junto com meu pai. Deitados em um colchão na sala, acompanhava o brilhante Sidney Poitier  interpretando o professor Mark Thackeray em “Ao mestre com carinho”.

A trama apresenta os desafios de Mark ao começar lecionar em uma  escola barra pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes determinados a expulsá-lo do cargo. Não vou dar mais  spoiler, pois vale a pena assistir….e tente não chorar se conseguir.


Mas o que isso tem a ver com a doutrina espírita? Na verdade diretamente nada. Trata-se apenas de uma obra de ficção, mas tal recordação me fez pensar em nosso verdadeiro mestre e educador que tanto tem a ensinar. Estou me referindo ao mestre Jesus.


Um educador incomparável, que veio entre nós para exemplificar as leis de Deus e para que possamos compreender e aprender a evoluir conscientemente em busca de uma boa conduta moral.


E apesar de ser um espírito em maior evolução, sofreu na carne as dores físicas assim como nós. Uma das passagens da Bíblia que  me comove é quando Jesus está no Getsêmani. Ciente do que iria lhe acontecer naquela noite, orou a Deus:


“Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. ( Matheus 26-39)


Sempre quando leio essa passagem me vem uma vontade de abraçar Jesus. Vocês não ficam tristes ao imaginar o que ele sentiu naquele momento? Mas vejam que mesmo diante de tamanha dor, foi ali que Jesus nos mostrou algo simplesmente grandioso: a fé inabalável em Deus e a confiança Nele. O mais lindo ato de amor. Confiar em Deus é crer que independente da situação, a Sua vontade é sempre a melhor. Pois Deus é soberanamente justo e bom.


Allan Kardec, em  O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XV, item 3, faz a seguinte afirmação sobre Jesus: “Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.”


Em O Livros dos Espíritos, na questão 625 encontramos o seguinte comentário de Kardec“(...) Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. (...) e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor (...)”.


Para finalizar, dedico ao Mestre com muito carinho minha gratidão. Que possamos concluir nossa jornada terrena pautados em seus ensinamento e que tenhamos muita fé diante das provas e expiações que porventura tivermos que passar.