Blogs e Colunas

A importância da prece segundo a Doutrina Espírita

17 de Fevereiro de 2019 às 22h20

Elen de Souza - Feminismo e Espiritismo @feminismo.espiritismo

ver todas as postagens »

A pergunta que faço a você é simples: qual foi o momento que você reservou para Deus neste dia? Você já fez alguma prece hoje?


Pois bem caros leitores, vivemos numa era em que o tempo é cada vez mais escasso. Somos tomados pela correria e as preocupações cotidianas, acabamos por muitas vezes esquecendo de reservar um tempo para estarmos em profunda conexão com Deus.


Em o Livro dos Espíritos na questão 659, encontramos:


“A prece é um ato de adoração.Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é por-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer”


Desse modo, podemos dizer que a prece é a comunhão com o universo espiritual. E que não precisamos preocupar em utilizar palavras pomposas, basta seguir a voz que vem do coração. Busque a Deus como um filho busca o pai e tenha certeza: Ele ouvirá.


Mas lembre-se de que o tempo de Deus é diferente do nosso, não se deixe abater se sua resposta não vier imediatamente. Tem uma frase atribuída a Martin Luther King que diz “ Eu tive muitas coisas que guardei em minhas mãos, e as perdi. Mas tudo que eu guardei nas mãos de Deus, eu ainda possuo”. Confie, Ele sabe o que é melhor para você.


Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo 27  “Pedi e Obtereis” encontramos:


Tomemos um exemplo. Um homem está perdido num deserto; sofre horrivelmente de sede; sente-se desfalecer e deixa-se cair ao chão. Ora, pedindo a ajuda de Deus, e espera, mas nenhum anjo vem lhe dar de beber. No entanto, um Bom Espírito lhe sugere o pensamento de levantar-se e seguir determinada direção. Então, por um impulso instintivo, reúne suas forças, levanta-se e avança ao acaso. Chegando a uma elevação do terreno, descobre ao longe um regato, e com isso retoma a coragem. Se tiver fé, exclamará: “Graças, meu Deus, pelo pensamento que me inspiraste e pela força que me deste”. Se não tiver fé, dirá: “Que boa ideia tive eu! Que sorte eu tive, de tomar o caminho da direita e não o da esquerda; o acaso, algumas vezes, nos ajuda de fato! Quanto me felicito pela minha coragem e por não me haver deixado abater!”. ( Eficácia da Prece, Item 8)


Desse modo concluímos que a resposta de Deus não está baseada no extraordinário ou no que deslumbra os olhos. Muitas vezes a resposta vem de maneira sutil e singela. Por isso, lembre-se sempre de agradecer ao Pai.


Referências:

O Livro dos Espíritos

O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 27

www.pensador.com - Frases Martin Luther King