Blogs e Colunas

Por que a necessidade do Espiritismo se Jesus já trouxe a Lei de Amor?

15 de Janeiro de 2020 às 08h30

Anna Moreira - @cantinho_espirita

ver todas as postagens »

1️⃣ Jesus falava por alegorias e em forma de parábolas, de acordo com a época e lugares. Mesmo assim, não era entendida por todas, sequer praticada. (Convenhamos que até hoje muitas pessoas agem dessa forma). 


2️⃣ A missão do Espiritismo é abrir os olhos e os ouvidos para essas verdades, relembrar (e não anular) tudo que Jesus disse, dando profundidade pois já estamos prontos para isso. (Se Jesus tivesse falado tudo naquela época, teríamos entendido muito pouco ou quase nada dos seus ensinamentos, por isso que além de sua didática ele escolheu 12 apóstolos falíveis, assim como nós, para que pudéssemos entender seu evangelho). 

3️⃣ Por isso que o ensino do Espiritismo deve ser claro, sem confusão, de forma que todos possam compreender. Todos devemos apreciar esses ensinamentos com razão e com espaço para debates, dessa forma a Lei de Deus é compreendida tal como ela é, sem paixões humanas e falseios. (O ambiente de estudo do Espiritismo é assim? Você consegue entender o que lhe é passado? Você tem espaço para debater assuntos que você acha importante sem julgamentos?)

4️⃣ É necessário que cada coisa venha a seu tempo. Assim como antes de Jesus veio Moisés, após Jesus, o Espiritismo. A verdade é como uma luz: é preciso habituar-se a ela pouco a pouco, senão ofusca. (Assim como comemos de pouquinho para não entalar, precisamos aprender de forma gradativa, assim como é nas fases escolares).

5️⃣ Para a pessoa que realmente estuda e tenta compreender, ela sabe que todos os ensinos dos sábios da antiguidade tem uma conexão entre si e tenta aprender com todos eles. “Não deixeis se tirar temas de estudo dos materiais antigos. Eles são riquíssimos e podem contribuir bastante para vossa instrução.” Então, o Espírita estuda o Velho Testamento e outras obras de outras religiões, doutrinas, de cunho filosófico? Se não lê, deveria. Pois todos tem alguma coisa a ensinar.

Anna Moreira
@cantinho_espirita