O nome correto é Doutrina Espírita, seus adeptos espíritas ou espiritistas. O termo “espiritismo Kardecismo” ou “espírita kardecista” não existe, pois Allan Kardec nunca se considerou criador do Espiritismo e sim quem organizou a Doutrina Espirita advinda dos espíritos.
Ou seja, aqueles que acreditam nos pressupostos espíritas, que estudam os ensinamentos advindo das obras básicas, que frequentam e trabalham nas casas espíritas, são espíritas. Somente isso. Nenhuma outra denominação. Muitos acham isso tolice, até carinhoso, porém devemos estar atentos até os mínimos detalhes, até porque, logo quando me tornei espírita, muitos me diziam: a Doutrina só estuda Kardec e esquece de Jesus e da Bíblia. Então, ao nos referirmos como espíritas kardecistas, será que não estamos dando embasamento para esse tipo de interpretação? A Doutrina é dos espíritos, com todo o respeito e carinho que temos ao nosso codificador que no livro “O que é o Espiritismo” deixa bem claro que essa terminologia se encontra equivocada.
Outra diferenciação importante: espírita x espiritualista. Todo espírita é espiritualista, correto? Mas nem todo espiritualista é espírita. Por que? Espiritualista é aquele que acredita em algo além da morte, que crê na vida espiritual, na existência de algo após a morte, na influência da vida espiritual na vida material. Porém o Espírita, além de crê nisso tudo, ele se dedica ao estudo das obras básicas e auxiliares vindas da Doutrina Espirita, e isso, nem todos os espiritualistas fazem, já que existem várias correntes e doutrinas espiritualistas, inclusive a Doutrina Espírita.
Portanto, não alimentemos falsos conceitos, por mais fofinhos e carinhosos que sejam. Quando perguntarem: você é espírita? Só espírita? Você poderá dizer: sim, só espírita mesmo, graças a Deus.