A depressão é considerada pandêmica. De acordo com a OMS, mais de 300 milhões de pessoas no mundo são diagnosticada com este mal,fora os casos que não chegam a serem registrados. E esse número tende a subir.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A depressão não é uma doença atual, existe desde os primordios da humanidade. Era conhecida como melancolia, atribuída por castigos dos deuses, e evoluindo ao seu entendimentos como relacionados ao decréscimo de importantes substâncias cerebrais como a noradrenalina.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com o ESE, surge como uma vaga tristeza que se apodera do indivíduo e o faz acreditar que a vida seja inútil. Pode ter sua origem encarnatória ou vinda de uma obsessão espiritual.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A terapêutica medicamentosa é imprescindível e, muito importante seria, se os profissionais de Saúde mental orientassem os pacientes a buscar um amparo religioso, no nosso caso, a casa espírita para realização de assistências espirituais, pois como vimos acima, a depressão não tem somente sua origem no corpo físico, mas no Espírito Imortal, por isso que ela é considerada doença da alma.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Doutrina Espírita muito pode ajudar às pessoas que passam por essa situação. Pois, através de seus conhecimentos, deixa a mensagem para termos resignação e coragem para suportar e superar os reveses da vida material. Só a Doutrina Espírita responde as principais perguntas existenciais do ser: quem sou? Pra Onde vou? De onde vim? Por que estou aqui?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A depressão não é frescura. O depressivo não pode ser menosprezado. Só sabe a dor quem já a sentiu.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ajude, auxilie. Oriente e console. Estamos aqui para isso. Não tenhamos medo de pedir ajuda e sermos ajudados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Anna Moreira / @cantinho_espírita