Blogs e Colunas

Um passeio pelo jardim de Deus

24 de Junho de 2018 às 10h30

Gilton Carlos - @espiritismoeevangelho

ver todas as postagens »

Você já deve ter percebido nos estudos, palestras nas casas espíritas e em outros lugares como um tema do evangelho pode ser abordado de diferentes maneiras.

Sempre são possíveis várias interpretações a cerca de um versículo ou frase, nos permitindo uma compreensão ainda maior.

Este fenômeno não é atual.

E tem origem nos tempos antigos do judaísmo.

Os judeus do século I, época de Jesus, já conheciam em suas práticas religiosas os textos da Torá (chamado hoje o Antigo Testamento ou primeira aliança) há mais de mil anos.

Um milênio de leitura e interpretação.

Os rabinos, neste contexto, usavam uma imagem para integrar de maneira poética e simbólica estas interpretações.

Para tal era utilizada a palavra Pardes. Vocábulo hebraico, mas de origem Persa.

PaRDeS significa, literalmente, jardim.

Por sua vez, esta palavra é um acrônimo formado pelas iniciais de quatro outras palavras. Estas passam a ideia de níveis de interpretação.

A primeira letra, P, vem de Peshat e encerra o primeiro nível de entendimento, o literal. O sentido puro e simples do texto.

A segunda é emprestada da letra inicial de Remez. Aqui busca-se o significado alegórico, aquele oculto nas entrelinhas, metafórico.

A terceira letra é a inicial da palavra Derush. É a interpretação que busca o sentido moral do texto, a visão pedagógica e ética do ensino.

Finalmente, a última letra é trazida da palavra Sod. Aqui está a busca do significado esotérico. É uma leitura íntima, profunda e que, por isso, atinge significados muito além dos três níveis anteriores.

As quatro letras, os quatro patamares de leitura formam a palavra Pardes, ou um jardim.

Portanto, percorrer estes quatro níveis de interpretação, simbolicamente, é passear por um jardim, o jardim de Deus.

Então, amigo espírita, prepare-se para esta caminhada.

Cultive seu jardim interior a partir das sementes do Evangelho.

Regue-o com a água cristalina se tua boa vontade.

Então, poderá colher os frutos do amor em sua vida, passeando por entre aromas de paz, dividindo as cores da alegria com todos ao seu redor.

Faça um excelente passeio e que Deus lhe abençoe.



Referências:

1. Haroldo Dutra Dias. Parábolas de Jesus: texto e contexto. Ed. FEP. 1ª Edição. 2011.

2. Severino Celestino da Silva. Analisando as traduções bíblicas. Ed. Ideia. 2ª Edição. 2000.