Blogs e Colunas

Mente Aberta

16 de Outubro de 2016 às 08h25

Geraldo Campetti Sobrinho

ver todas as postagens »

Todos nós podemos aprender algo de novo em cada dia de nossa vida. Com você é assim e comigo também.

A existência física é repleta de oportunidades de aprendizado que nos possibilitam inúmeros ensinos desde que estejamos interessados em aprender.

A mente é feito paraquedas: só funciona quando está aberta. Para aprender é necessário ter a mente aberta e exercer a humildade para reconhecer que não sabemos tudo.

Ensinam-nos os orientadores de pós-graduação do nível de doutoramento que o doutorado é um processo de estudo, pesquisa, reflexão para se chegar à conclusão de que “se sabe muito sobre pouca coisa”. Mesmo o doutor reconhece que não sabe tudo, e por isso não tem razão para se tornar orgulhoso.

Quando Sócrates foi abordado por um de seus discípulos sobre ele ser o filósofo mais sábio da Grécia, respondeu: “Devo ser mesmo, pois os outros imaginam saber o que não sabem, quando eu sei que nada sei”.

Se Sócrates assim pensava, que dizer de nós?!…

Bom, para nós resta-nos um consolo: abrir a mente para aprendermos algo diferente em cada dia da existência.

Não pense que já é sabedor do assunto; aproveite bem o seu dia, abrindo-se para novos aprendizados. No final de um ano, estaremos bem mais próximos de entender verdades que hoje nos são misteriosas e indecifráveis.

E o mais importante: estaremos vivendo cada experiência como caminho para a felicidade que a Bondade Divina reservou a seus filhos.

Vamos tentar?!