Blogs e Colunas

Recebido por Jesus

10 de Maio de 2018 às 08h10

Werlany Maciel (@werlany_maciel

ver todas as postagens »

JORGE - UM RELATO EMOCIONANTE DE CHICO XAVIER.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A fantástica história de Jorge, o humilde cidadão que quando desencarnou foi recebido no plano espiritual por Jesus de Nazaré.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Numa daquelas madrugadas, quando as reuniões do Grupo Espírita da Prece se estendiam até ao amanhecer, vi-o pela primeira vez. Naquela filas quase intermináveis que se formavam para a despedida ou para uma última palavrinha ainda que rápida com Chico, ele chamou-me a atenção pela alegria com que esperava a sua vez.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vinha com passos cansados, o andar trôpego, a fisionomia abatida, mas seus olhos brilhavam à medida que se aproximava do médium. Não raro, seu contentamento se traduzia em lágrimas serenas mas copiosas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Trajes pobres, descalço, pés rachados, indicando que raramente teriam conhecido um par de sapatos. Calça azul, camisa verde, com muitos remendos; um paletó de casimira apertava-lhe o corpo franzino.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pele escura, cabelos enrolados nos lábios uma ferida. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Chamava-se Jorge. Creio que deve ter tomado poucos banhos durante toda a vida. Quando se aproximava, seu corpo magro, sofrido e mal alimentado exalava um odor desagradável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em sua boca, alguns raros tocos de dentes, totalmente apodrecidos. Quando falava, seu hálito era quase insuportável. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ainda que alguém não quisesse, tinha um movimento instintivo de recuo. Quando se aproximava, tínhamos pressa em dar-lhe algum trocado para que ele fosse comprar pipoca, doce ou um refrigerante, a fim de que saísse logo de perto da gente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Jorge morava com o irmão e a cunhada num bairro muito pobre - uma favela, quase um cortiço.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seu quarto era um pequeno cômodo anexado ao barraco do irmão. Algumas telhas, pedaços de tábuas, de plásticos, folhas de lata emolduravam o seu pequeno espaço.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O irmão e a cunhada eram bóias-frias. Jorge ficava com as crianças. Fazia-lhes mingau, trocava-lhes os panos, assistia-os. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alma assim caridosa, acredito que sofresse maus tratos. Muitas vezes o vi com marcas no rosto, e, ainda hoje, fico pensando se aquela ferida permanente em seu lábio inferior não seria resultante de constantes pancadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pois o Chico conversava com ele, cinco,dez, vinte minutos. Nas primeiras vezes, pensava: "Meu Deus! como é que o Chico pode perder tanto tempo com ele, quando tantas pessoas viajaram milhares de quilômetros e mal pegaram sua mão?! Por que será que ele não diminui o tempo do Jorge, para dar mais atenção aos outros?"
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Somente mais tarde fui entender que a única pessoa capaz de parar para ouvir o Jorge era ele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em casa, o infeliz não tinha com quem conversar; na rua, ninguém lhe dava atenção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quase todas as vezes em que lá estive, lá estava ele também.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, por alguns anos, habituei-me a ver aquele estranho personagem que aos poucos me foi cativando.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hoje , passados tantos anos, ao escrever estas linhas, ainda choro. "A gente corre o risco de chorar um pouco, quando se deixou cativar, não é mesmo?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nunca ouvimos de sua boca qualquer palavra de queixa ou revolta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seu diálogo com o paciente médium era comovente e enternecedor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Jorge, como vai a vida?
- Ah, Tio Chico! Eu acho a vida uma beleza!
- E a viagem, foi boa?
- Muito boa, Tio Chico! Eu vim olhando as flores que Deus plantou no caminho para nos alegrar.
- Do que você mais gosta de olhar, Jorge?
- O azul do céu, Tio Chico. às vezes penso que o Sinhô Jesus tá me espiando por detrás de uma nuvem.
- Depois, o visitante falava da briga dos gatos, da goteira que molhou a cama, do passarinho que estava fazendo ninho no seu telhado.
Quando pensava que tudo havia terminado, o dono da casa ainda dizia:
- Agora, o nosso Jorge vai declamar alguns versos.
Eu chegava até me virar na cadeira, perguntando a mim mesmo: "Onde é que o Chico arruma tanta paciência?"
Jorge declamava um, dois , quatro versos.
- Bem Jorge, agora para a nossa despedida, declame o verso que mais gosto.
- Qual, tio Chico?
- Aquele da moça.
- Ah, Tio Chico! Já me lembrei. Já me lembrei.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Naquelas horas, o centro continuava lotado. As pessoas se acotovelavam, formando um grande círculo em torno da mesa.
Jorge colocava, então, o colarinho da camisa para fora, abotoava o único botão de seu surrado paletó, colocava as mãos para trás, à semelhança de uma criança quando vai declamar na escola ou perante uma autoridade, olhava para ver se o estavam observando e sapecava, inflado de orgulho:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Menina, penteia o cabelo.
Joga as tranças para a cacunda.
Queira Deus que não te leve
de domingo pra segunda!"
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando terminava, o riso era geral. Ele também sorria. Um sorriso solto e alegre, mas ainda assim doído, pois a parte inferior de seus grossos lábios se dilatava, fazendo sangrar a ferida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aí, ele se aproximava do médium, que lhe dava uma pequena ajuda em dinheiro. Em todos aqueles anos, nunca consegui ver quanto era. Depois, colocava o dinheiro dentro de uma capanga, onde já havia guardado as pipocas, os doces, dando um nó na alça do pano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para se despedir, ele não se abraçava ao Chico: ele se jogava, sim, todo por inteiro em cima do Chico! Falava quase dentro do nariz do Chico e eu nunca o vi ter aquele recuo instintivo como eu tivera tantas vezes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Beijava-lhe a mão, o qual também beijava a mão e a face dele, ao que ele retribuía, beijando os dois lados da face do Chico, onde ficavam manchas de sangue deixadas pela ferida aberta em seus lábios. Nunca vi o Chico se limpar na presença dele nem depois que ele se tivesse ido. Eu, que muitas vezes, ao chegar à casa dele, molhava um pano e limpava o que passamos a chamar carinhosamente de "o beijo do Jorge..."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não saberia dizer quantas vezes pensei em levar um presente àquele pobre irmão - uma camisa...um par de sapatos...uma blusa. Infelizmente, fui adiando e o tempo passando. Acabei por não lhe levar nada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembro-me disto com tristeza e as palavras do Apóstolo Paulo se fazem mais fortes nos recessos de minha alma: "Façamos o bem, enquanto temos tempo."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto temos tempo. De repente, fica tarde demais. Jorge desencarnou. Desencarnou numa madrugada fria. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Completamente só em seu quarto. Esquecido do mundo, esquecido de todos, mas não de Deus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contou-me o Chico que foi este nosso irmão de pele escura, cabelos enrolados, ferida nos lábios, pés rachados, mau cheiro e mau hálito que ao desencarnar, Jesus Cristo veio pessoalmente buscar. Entrou naquela quarto de terra batida, retirou Jorge do corpo magro e sofrido, envolto em trapos imundos, aconchegou-o de encontro ao peito e voou com ele para o espaço, como se carregasse o mais querido dos seus irmãos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Eis que estarei convosco até o fim dos séculos."
"Não vos deixarei órfãos."
Ele não faria uma promessa que não pudesse cumprir.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀