Blogs e Colunas

Infernos

08 de Maio de 2018 às 08h40

Werlany Maciel (@werlany_maciel

ver todas as postagens »

INFERNO: Jesus dizia, em suas pregações, que a alma culpada sofreria tormentos em suas culpas, depurando-se como o lixo queimado na Geena, um vale onde no passado eram oferecidos sacrifícios ao deus Moloch.
Mais tarde, o local tornou-se um lixão, onde queimavam cadáveres de criminosos, carcaças de animais, etc.
Os teólogos medievais, interpretaram esta comparação de #Jesus como sendo o inferno, localizado no interior da Terra, onde as almas condenadas ardem em chamas eternas, sem jamais se consumir, em imperdoável sofrimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para nós espíritas, o sofrimento é moral. 
O #inferno que falam é um estado de espírito, está dentro de nós. 
Por exemplo, quando estamos numa situação de muito tormento costumamos dizer que nossa vida está um inferno. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Espírito comprometido com o mal mergulha, ao desencarnar, num torvelinho de emoções e lembranças relacionados com suas faltas, experimentando sofrimentos morais tão intensos que não há nada que se lhes compare na Terra, onde o levará para regiões (UMBRAIS) que condizem com o estado de sua consciência. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O #umbral é definido como uma região destinada a esgotamento de resíduos mentais. Assim sendo, entende-se como um período posterior ao desencarne (processo em que a alma abandona o corpo após a morte deste) que possibilita à alma entender o seu atual estado espiritual. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tempo de permanência no Umbral, e a ocorrência de processos dolorosos de culpa e flagelação, vai depender do estágio evolutivo da alma e do reconhecimento humilde das faltas cometidas (quando for o caso).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em #OLivroDosEspiritos #AllanKardec 
131. Há demônios, no sentido que se dá a essa palavra?
R: Se houvesse demônios, eles seriam obra de Deus. E Deus seria justo e bom, criando seres infelizes, eternamente voltados ao mal? Se há demônios, e no teu mundo inferior e em outros semelhantes que eles residem: são esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mau e vingativo, e que pensam lhe ser agradáveis pelas abominações que cometem, em seu nome.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comentário de #Kardec: A palavra demônio não implica a idéia de Espírito mau, a não ser na sua acepção moderna, porque o termo grego dáimon. de que ela deriva, significa gênio, inteligência, e se aplicou aos seres incorpóreos, bons ou maus. sem distinção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os demônios, segundo a significação vulgar do termo, seriam entidades essencialmente malfazejas: e seriam, como todas as coisas, criação de Deus. Mas Deus, que é eternamente justo e bom, não pode ter criado seres predispostos ao mal por sua própria natureza, e condenados pela eternidade. Se não fossem obra de Deus, seriam eternos como ele, e nesse caso haveria muitas potências soberanas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na #bíblia temos:
#Mateus 18:24 - Não é da vontade de vosso Pai que nenhum destes pequenos se perca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#João 10 - Nenhuma das minhas ovelhas se perderá. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Deus com sua infinita bondade não deixaria nenhum de seus filhos em sofrimento eterno. Se nós, como imperfeitos que somos, não suportamos ver nossos filhos sofrendo, como imaginar que Deus tivesse um sentimento inferior ao nosso?

É o próprio espírito que inventa o seu inferno ou cria as belezas do seu céu. Emmanuel - ChicoXavier 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀