Blogs e Colunas

Vidas Passadas

24 de Fevereiro de 2018 às 09h10

Werlany Maciel (@werlany_maciel

ver todas as postagens »

Quando a gente toma conhecimento que tivemos outras vidas, bate logo a curiosidade de saber quem fomos na outra vida (pelo menos na última), como também entramos na nóia que tudo que nos acontece foi porque fizemos tal coisa na outra vida. Passamos a deduções pra lá de fantasiosas na maioria das vezes. Mas se você quer muito saber, saiba que trazemos sinais bem evidentes da última personalidade que assumimos. 
De acordo com os estudos e orientações de André Luiz, espírito que escreveu pelas mãos de Chico Xavier, trazemos em nosso inconsciente, bem guardado em nossa memória profunda, as experiências que vivemos em outras vidas. Como se fosse uma verdadeira caixa preciosa de recordações (tipo nossa caixa preta haha) recheada de fatos, emoções, desejos e todo o tipo de informações sobre tudo o que já vivemos.
Tudo aquilo que precisamos corrigir hoje, foi porque erramos muito em tal coisa e trazemos esse mal como prova e expiação.
Então se a gente parar pra refletir vamos poder traçar facilmente o nosso perfil/caráter da última encarnação. Aquilo que temos mais dificuldade em superar é onde devemos colocar demasiada atenção e dedicação para evoluir nesse quesito. Porque provavelmente foi aí onde mais caimos. 
Em algumas circunstâncias, essa caixa pode se abrir. Como nas terapias de regressão, por exemplo. Deixando claro que regressão não é para matar curiosidade e sim para algum tratamento necessário.
Quando estamos prontos, preparados para entrar em contato com aquilo que fomos, aquilo que fizemos, então nosso mentor espiritual – Anjo Da Guarda – nos permite entrar em contato com essas verdades... Quando essas #lembranças tem um beneficio útil.
Quando não temos estrutura emocional, ou quando saber fatos do passado prejudicaria  nossa evolução, é preferível que se mantenha o véu do esquecimento.

Vamos supor que estejamos vivendo lado a lado com alguém que já nos feriu muito, que já nos causou sofrimento, mas que aceitamos exercitar com ele o #perdão. E aqui nos encontramos outra vez juntos na Terra para aprender a amar. Entretanto, se não estamos preparados e descobrimos o que aquela pessoa já nos causou, será que conseguiríamos permanecer ao seu lado? É exatamente aí que entra a perfeição das leis de #reencarnação, que nos permitem restaurar nosso passado, reescrevendo nossa história.
Pelas nossas tendências podemos ter vários indícios do que fizemos no passado. Também as aptidões natas que trazemos desde pequenos, aqueles idiomas que temos facilidade de desenvolver, como se já soubéssemos deles antes mesmo de começar a estudar, podem nos dar sinais de um aprendizado anterior. Tudo aquilo que nos é muito fácil de aprender e compreender, são pistas de que em outras existências desenvolvemos essas habilidades e conhecimentos.
É fascinante constatar que tudo o que aprendemos, aquilo a que nos dedicamos, jamais será perdido. Os vínculos de amor que construímos, seguirão pela eternidade como conquistas nossas. Tudo servirá como base para desenvolvermos ao infinito nossas potencialidades rumo à perfeição.
Como dizia Chico Xavier: não podemos mudar o #passado, mas podemos usar o presente para construir um novo amanhã.
O mais importante é o presente. É aqui e agora que semeamos o bem ou o mal que colheremos amanhã, em alguns anos e em vidas futuras. Então cuide de sua vida hoje, pra amanhã em outra vida ou até mesmo nessa não fique a se lamentar "O que eu fiz pra merecer isso?", "Não tenho sorte", "Só posso ter atirado pedra na cruz"... Muitos vivem essa novela mexicana esquecendo que somos os autores do nosso destino.
Não importa quem você foi, porque o passado já foi e não pode ser mudado. Preocupe-se com o hoje, em ser melhor cada dia corrigindo os erros de ontem, para que amanhã possa estar livre das provas e expiaçoes. Tem coisa melhor do que não ter nada pra pagar? Se já é maravilhoso no mundo material imagina isso no mundo espiritual?! 

📚 O Evangelho Segundo O Espiritismo - Allan Kardec - nos aponta:
“É em vão que se objeta o esquecimento como um obstáculo no sentido que se possa aproveitar as experiências das existências anteriores. Se Deus julgou conveniente lançar um véu sobre o passado, é porque isso devia ser útil. Com efeito, essa lembrança teria graves inconvenientes; poderia, em certos casos, nos humilhar estranhamente, ou exaltar o nosso orgulho, e, por isso mesmo, entravar o nosso livre arbítrio; em todos os casos, traria uma perturbação inevitável nas relações sociais”.

📚 O Livro dos Espíritos - Allankardec no capítulo 7, Retorno à Vida Corporal, item VIII, Esquecimento do Passado, fala:
Questão 395. Podemos ter algumas revelações sobre as nossas existências Anteriores?
Resposta dos Espíritos: Nem sempre. Muitos sabem, entretanto, o que foram e o que fizeram; se lhes fosse permitido dizê-lo abertamente, fariam singulares revelações sobre o passado.

O apóstolo Paulo De Tarso, na primeira carta aos Coríntios, 10:23,  afirma ainda: “Tudo é permitido, mas nem tudo edifica”. Assim, também deve ser quando falamos do passado. Às vezes não será muito agradável revirar o passado, pois podem vir situações drásticas e insuportáveis, e quem não estiver preparado fisicamente ou desequilibrado emocionalmente se sentirá ainda pior.

Instagram: @espiritacg