Blogs e Colunas

Laços de Família

02 de Dezembro de 2017 às 07h50

Werlany Maciel (@werlany_maciel

ver todas as postagens »

Muito mais do que os laços de sangue, nos unem os laços de espírito. 
A família é um dos maiores fatores de crescimento que Deus pôs à disposição do homem. É pela família que nos unimos por laços de amor ou ódio, reforçando afinidades ou criando novas. Seja harmoniosa ou não, a família tenta nos unir para que possamos desenvolver o sentimento maior que viemos aprender na terra: O AMOR.
Quando nascemos ganhamos uma família. Todos nós temos ou tivemos pais, e a primeira condição do ser humano, nesta vida, é a de filho. Sendo assim temos que agradecer àqueles que nos proporcionaram estar hoje encarnados. Ainda que você tenha desafetos com seus pais é preciso reconhecer que só está tendo a chance desta encarnação porque os mesmos o(a) aceitaram como filho(a).
Não é por outro motivo que o Evangelho diz: Honrai vosso pai e vossa mãe. A eles devemos a vida.
Seria uma ilusão falarmos que todas as famílias vêm unidas por laços de amor.
Sabemos que muitos reencarnam por elos de ódio, ressentimento, culpa... Daí vêm as dificuldades. 
Mira gente diz: "Por que fui nascer nessa família?"
Acho até engraçado como a ideia de reencarnação existe até entre os não espíritas. Pois quantas vezes não ouvimos: "Só posso ter atirado pedra na cruz pra nascer numa família dessa"... Se atirou foi porque viveu naquela época e hoje está reencarnado. 
Muita gente se sente perdido no meio familiar e se diz muito diferente não tendo nada a ver com seus familiares. Mas tem sim. Se não tem afinidade de sentimentos ou pensamentos, há afinidade de necessidade de experiência. Precisam passar pela mesma experiência. Senão não estariam juntos. 
Qualquer um que conviva conosco faz parte desse plano familiar. Você passa mais tempo no trabalho que em casa por exemplo, então ali estará a família que necessita conviver para aprender sobre amor, respeito, perdão...
Jesus disse: "Quem são meu pai, minha mãe e meus irmãos?" mostrando-nos que família está bem além de dividir o mesmo lar.
Diante da espiritualidade ninguém é parente de ninguém e todo mundo é parente de todos, porque estamos todos ligados ao único Pai, que é Deus.
E as pessoas que não tem família?
A solidão também é uma forma de aprendizado e crescimento, muitas vezes para que possamos reconhecer e dar valor aos laços de família. Então valorize a sua. Ainda que imperfeita foi a família perfeita determinada por Deus para teu crescimento e felicidade. 
Quando pensamos que aqueles que caminham conosco nada têm a acrescentar na nossa vida e procuramos nos afastar ou nos desfazer deles, talvez tenhamos que vir sozinhos para aprender como é importante ter alguém ao nosso lado, compartilhando o mesmo teto e enfrentando os mesmos problemas. Isso fortalece os laços de família e os de amor também.
Tem pessoas que nunca encontram alguém para constituir família, possivelmente porque essas pessoas destruíram famílias no passado e precisam passar pela solidão para aprender a valorizar o quão sagrado é uma família. É um presente dado por Deus. É o laboratório, a escola, o templo sagrado para aprendermos e avançarmos juntos. 
Então, que possamos todos nos amar indistintamente como uma verdadeira família. Que valorizemos aqueles que dividem conosco essa estrada para que sempre tenhamos a graça de ter entes queridos para nos auxiliar na caminhada.
Instagram: @espiritacg