Blogs e Colunas

Violência por violência?

22 de Setembro de 2018 às 08h45

Anna Moreira - @cantinho_espirita

ver todas as postagens »

A expressão: “Bandido bom é bandido morto” está correta?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Quem é o bandido?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Resp: Um espírito imortal que, momentaneamente, está desviado do caminho do bem. Já viveu e viverá muitas vezes e terá muitas oportunidades de se reencontrar no caminho da justiça e paz.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- O que acontece quando o bandido é morto através da pena de morte?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Resp: Ele continua sendo quem é, e se foi violentado, quererá justiça, nutrindo a sede de vingança. Procurará seu algoz e terá potencial em se tornar um obsessor.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Agora imaginemos vários criminosos atingindos pela pena de morte ou vingança: teremos mais e mais obsessões, resultando em obsessão coletiva, tornando segmentos da sociedade tenebrosa, enfurecida, desvairada, triste, depressiva, portadores de doenças psíquicas e com tendências ao suicídio.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- E, diante disso, a vítima têm que ficar de braços cruzados?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Resp: nada disso, devemos buscar à justiça terrena, ter certeza da Lei e justiça divina e, sobretudo, vivenciar o ensinamento de Jesus que diz: “Perdoai aos inimigos, retruibuindo o mal com o bem.”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- A violência nunca será resolvida com mais violência. Só o amor poderá curar as feridas  da Humanidade. O amor requer tempo, dedicação, paciência e seus resultados são restauradores e permanentes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- E agora? Será que bandido bom é bandido morto? Será que a violência justifica mais violência?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Anna Moreira/Cantinho Espírita