Blogs e Colunas

Depressão, doença da alma.

02 de Setembro de 2018 às 10h40

Anna Moreira - @cantinho_espirita

ver todas as postagens »

A depressão  é  considerada pandêmica. De acordo com a OMS, mais de 300 milhões  de pessoas no mundo são diagnosticada  com este mal,fora os casos que não chegam a serem registrados.  E esse número  tende a subir.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A depressão não  é  uma doença  atual, existe desde os primordios da humanidade. Era conhecida  como  melancolia, atribuída por castigos dos deuses, e evoluindo ao seu entendimentos como relacionados ao decréscimo de importantes  substâncias cerebrais como a noradrenalina.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

De acordo com o ESE, surge como uma vaga tristeza  que se apodera do indivíduo  e o faz acreditar que a vida seja  inútil. Pode ter sua origem encarnatória ou vinda de uma obsessão espiritual.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A terapêutica  medicamentosa é  imprescindível  e, muito importante seria, se os profissionais de Saúde mental orientassem os pacientes  a buscar  um amparo  religioso,  no nosso caso, a casa espírita para realização  de assistências espirituais,  pois como vimos acima, a depressão não tem somente sua origem no corpo físico,  mas no Espírito Imortal, por isso que ela é  considerada  doença da alma.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Doutrina Espírita  muito pode ajudar às  pessoas que passam por essa situação.  Pois, através de seus conhecimentos, deixa a mensagem  para termos  resignação  e coragem  para suportar e superar os reveses da vida material. Só a Doutrina Espírita  responde as principais  perguntas  existenciais do ser: quem sou? Pra Onde vou?  De onde vim? Por que estou aqui?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A depressão não  é  frescura.  O depressivo  não  pode ser menosprezado. Só  sabe a dor  quem já a sentiu.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ajude, auxilie.  Oriente e console. Estamos aqui para isso. Não  tenhamos medo de pedir ajuda e sermos ajudados.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Anna Moreira / @cantinho_espírita