Blogs e Colunas

O que sou?

18 de Agosto de 2018 às 15h40

Anna Moreira - @cantinho_espirita

ver todas as postagens »

No Espiritismo não existe santíssima trindade mas a Trindade Universal composta por:


Deus: inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. As provas de Sua existência está na criação. Tudo aquilo que não veio pelas mãos humanas, é criação de Deus. Não podemos menosprezar a providência e sabedoria divina, dizendo que tal coisa se acha imperfeita. Tudo há uma razão de ser.


Espírito: ser inteligente do universo. É criado simples e ignorante, percorrendo todas as fases evolutivas pelos reinos mineral, vegetal e animal. Desenvolvendo a razão (raciocínio), torna-se detentor do Livre arbítrio e começa um novo ciclo evolutivo nas encarnações hominais. Em questão evolutiva, ninguém retroage, podemos no máximo estacionar mas essa parada não é eterna. O único fardo que temos é a evolução, se estamos destinado a alguma coisa, é a nos tornamos perfeitos. Nossas faculdades intelectuais e morais são nossos tesouros adquiridos com duras lágrimas ou gotas de suor através do trabalho. É o nosso patrimônio.


Matéria: tudo aquilo que pode ser utilizado pelo espírito para suas diversas manifestações materiais. A matéria prima da matéria, chama-se fluido cósmico universal, conhecida pela ciência como matéria escura. Através dessa matéria que são construídos os planetas e tudo que lá existe, desde seres unicelulares até o corpo físico que habitaremos momentânea.


Resumo: estamos aqui de passagem. Nossa verdadeira casa é o Universo, nosso destino é evoluir. Então, todo movimento materialista, tudo aquilo que nos prende às vicissitudes da matéria não vale a pena seguir. Somos seres imortais. Somos espíritos e não corpos físicos. Devemos cuidar destes, nutri-los, mantê-los saudáveis,mas não devemos viver em função da vaidade, da luxúria e soberba. Devemos viver conforme os homens de nossa época mas de forma equilibrada, respeitando às Leis Morais. O nosso corpo físico? Ele não nos pertence, voltará a ser pó de estrela, mas  nós, Espíritos, lançaremos vôos muitos altos ou rasos dependendo do que fazemos aqui, hoje e amanhã.


Pensemos nisso.


Anna Moreira/Cantinho Espírita