27/06/2018 às 08h40

A psicóloga Caroline Treigher quebra tabus sexuais em palestra no Festival Vida&Arte

A psicóloga levou ao Festival Vida&Arte uma outra perspectiva sobre a sexualidade relacionada com as doutrinas do Espiritismo

opovo.com.br Facebook Compartilhar

Autora do livro “Sexo Divino”, a psicóloga Caroline Treigher palestrou na tarde deste segundo dia de Festival Vida&Arte, dia 22. A atividade de título homônimo aconteceu na Sala Bezerra de Menezes, no 1º mezanino do Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, ela discorreu sobre a relação entre a sexualidade e a espiritualidade em uma perspectiva do Espiritismo.
Longe de ser um “kama sutra espírita”, como a própria Caroline brinca, a palestra e o livro tratam sobre as trocas de energias criativas entre indivíduos. “Como é que a gente pode encarar a sexualidade humana do ponto de vista espiritual?”, provoca a autora logo no primeiro momento.

Em conversa descontraída e ao mesmo tempo didática, a psicóloga começa sua palestra desenvolvendo conceitos do Espiritismo, tratando da crença em Deus e das relações humanas. Chamando para o palco o pensamento de grandes autores e artistas como Freud, Shakespeare e Ruben Alves, Caroline traça uma nova visão da sexualidade: “quando a gente pensa em sexo a gente pensa biologicamente, materialmente, e a gente vai dar esse olhar que começa com o psicológico e termina no espiritual”.


Dentro deste panorama, a psicóloga fala abertamente sobre assuntos como transexualidade e homossexualidade, questionando os paradigmas sociais de certo e errado na temática do sexo. Jogando diversos desafios e reflexões para a plateia durante a atividade, Caroline traça uma perspectiva espiritual para a “energia sexual”, afirmando a constante presença desta “força” na natureza.

“A gente diz que o sexo é a energia criadora”, explica. “Dentro da doutrina espírita nós denominamos a energia criadora. É uma das suas expressões. A sexualidade se manifesta desde os átomos, que se unem, até os astros, que estão se unindo para criar galáxias. Todas as formas são criadas a partir da mesma lei. Uma lei de união de forças complementares e, muitas vezes, opostas.”

Caroline Treigher é pós-graduada em Psicologia Transpessoal e é integrante do Grupo Espírita Paulo e Estevão, realizando palestras desde os seus 16 anos.