25/09/2017 às 09h40

Festival de Arte Espírita em Campina Grande comemora 20 anos com muita arte e espiritualidade

Facebook Compartilhar

Durante os dias 29 e 30 de setembro, a AME - Associação Municipal de Espiritismo estará realizando o 20º FACE – Festival de Arte e Cultura Espírita, no SESC Centro, em Campina Grande. Tem como objetivo a disseminação das mensagens do Mestre Jesus à luz da Doutrina Espírita.
Em 2017, o FACE terá como marca, a promoção de grandes atrações musicais como o grupo Acorde – João Pessoa, na sexta 29/09, além de vários artistas da região, no sábado 30/09, que abrilhantarão os dois dias de festival, com canções e expressões artísticas cheias de emoção e espiritualidade.

GRUPO MUSICAL INFANTIL GIRASSOL PE
O segundo dia do festival será de muita alegria, com o FACINHO, no sábado entre 14:30 as 18h, que inova nesta edição, trazendo oficinas artísticas pra crianças e jovens, assim como para os pais e bebês, fechando sua tarde de sensibilização para arte espírita com o belíssimo show do Grupo Musical Infantil Girassol - PE. Entrada franca com opcional 1 kg de alimento.
O FACE é um evento sem fins lucrativos. Todos os recursos levantados com as vendas de ingressos terão como fim o custeio do próprio evento. A produção do 20º FACE está sendo realizada por um grupo de artistas espíritas, que promovem este espetáculo de forma voluntária, demonstrando muito amor à arte e comprometimento com a Doutrina Espírita.
O FACE ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro, sendo a sexta (29/09) a partir das 19h, com solenidade de abertura e o show do grupo Acorde; no sábado (30/09), o FACINHO entre 14h30 e 18h e continuidade do evento a partir das 18:15, no espaço de vivência Maria Dolores, com declamação de poesias, feira de troca de livros e lanchonete. A partir das 19h, no auditório Léon Denis, apresentações musicais e outras expressões artísticas em uma pauta emocionante e que ficará guardada na memória!
Os ingressos podem ser adquiridos na Associação Municipal de Espiritismo | União Fraternal Espírita | FECL | Caminho da Verdade | ASAS |BANCA DO GILSON - Cirne Center) PREÇO ÚNICO de R $ 15,00 ou COMBO ESPECIAL 2 DIAS por R $ 20,00.

Grupo Girassol - PE, grande atração do FACINHO, fala sobre arte espírita e os desafios do grupo no dia a dia
Como surgiu o projeto Girassol?
Começou no ano de 2008 com o objetivo de angariar fundos para as salas de evangelização do nosso centro, depois dessa primeira apresentação o grupo foi convidado para participar do aniversário do centro espírita Humberto de campos. Desde então várias pessoas começaram a convidar o grupo para participar de eventos nos centros. Gravamos o nosso primeiro CD no ano de 2011, no ano de 2014 gravamos o nosso segundo CD e participarmos do segundo Festival de Música Espírita de Pernambuco, elaborado pela comissão estadual de espiritismo, onde ficamos com os primeiros e terceiros colocados com as músicas: Ser criança de autoria Ricardo Andrade e Porque será? De autoria de Giselda Borges e Gustavo Henrique.
O nosso objetivo maior era e é a divulgação da doutrina espírita através da arte musical.
O nosso objetivo maior era e é a divulgação da doutrina espírita através da arte musical. Apadrinhamos o lar Portal da Luz, um abrigo de idosos onde nos revertemos as vendas dos CDs em fraldas geriátricas.
Arte infantil espírita. Como é a aceitação do trabalho do grupo, não apenas como expressão artística, mas como ferramenta de evangelização? Além de festivais os integrantes participam de ações em evangelizações infantis?!
Sim frequentemente somos convidados a participar de eventos em evangelização. As crianças tanto do grupo como das instituições apreciam muito o trabalho. Já teve até homenagem ao grupo por parte de crianças da evangelização.
Como é o dia a dia do grupo em agendas a localidades mais distantes? Além de participar do trabalho os integrantes participam da evangelização?
Tudo bem programado. Agendas são feitas e transmitidas para que eles fiquem cientes e as viagens são uma festa! Sim, eles frequentam evangelização e fazem parte de um grupo de teatro espírita.
Sabemos que o trabalho da arte espírita não é fácil. Voluntariado, necessidade de investimentos. Como é a relação do movimento espírita pernambucano, juntamente com as casas espíritas, quanto ao movimento artístico local? As famílias atuam para a manutenção desse projeto?
É complicado! Acho que já foi mais difícil, mas ainda notamos resistência em algumas casas com a arte espírita, sobretudo com a música. O grupo Girassol por exemplo é um grupo espírita frequenta casa espírita, faz trabalhos espiritas, mas, no entanto, somos independentes do centro.
No grupo tenho dois filhos participando que são Allana e Gustavo e outros dois são filhos de amigos que dão o maior apoio e incentivo ao grupo. Por exemplo, no dia em que vamos estar no FACINHO com vocês é o aniversário da mãe dos outros participantes. Ela incentiva para que eles façam o trabalho e não é a primeira vez que isso acontece. Portanto, tenho certeza que sem o apoio da família nós não conseguiríamos.
Que mensagem você deixaria para os evangelizadores quanto a valorização da arte espírita? O uso dessa ferramenta como expressão do espírito e ferramenta educativa?
A arte é uma ferramenta de grande importância pois, ela é capaz de atrair os jovens
Para não desistirem o trabalho. Não é fácil, mas no final é bem prazeroso. A arte é uma ferramenta de grande importância pois, ela é capaz de atrair os jovens fazendo com que eles se sintam importante e possam demonstrar o seu potencial. Eu tenho um lema comigo - quando eu evangelizava eu dizia: Lápis e papel as crianças tem na escola. Na evangelização eles não tem que se sentirem como se estivesse numa sala de aula comum, mas em um local onde vão aprender a se doarem e trabalhar suas aptidões. Ultimamente tenho reparado que as evangelizadoras estão muito ligadas a arte. Seja com música, teatro ou reciclagem. Isso é muito importante pois estamos vivenciando o desencadear da arte espírita ainda engatinhando para a verdadeira arte.
... Lápis e papel as crianças tem na escola. Na evangelização eles não tem que se sentirem como se estivesse numa sala de aula comum, mas em um local onde vão aprender a se doarem e trabalhar suas aptidões.
O grupo Girassol está na programação do FACINHO - entrada 1kg de alimento - no dia 30 de setembro, a partir das 17h. Sua equipe é formada por: Giselda Borges e Carlos Borges, coordenadores grupo. Allana Caroline 14 anos, Maria Eduarda 13 anos, Gustavo Henrique 11 anos e Cid Júnior 11 anos.
FESTIVAL DE ARTE E CULTURA ESPÍRITA MARCA 20 ANOS PROMOVENDO O ESPAÇO MARIA DOLORES: POESIA E MÚSICA PARA ALIMENTAR A ALMA
O FACE - Festival de Arte e Cultura Espírita inova em sua 20ª edição promovendo em sua praça de alimentação um espaço dedicado a poesia e jovens talentos. Durante os dois dias de eventos, 29 e 30 de setembro, os participantes poderão alimentar o corpo e a alma no espaço Maria Dolores.
A organização do evento promete que será tudo muito espontâneo e intuitivo. Os amantes da poesia poderão fazer suas declamações no Varal das Poesias e os jovens talentos poderão subir ao palco para apresentar suas canções.
“Será um momento marcante e muito inspirador as próximas gerações de artistas espíritas”, afirma Anne Anne Karolynne – coordenadora do espaço.
A iniciativa veio no desejo de enaltecer e informar o público quanto a personagens significativos na história da arte espírita. Além de Maria Dolores, Léon Denis, Eurípedes Barsanulfo e Chico Xavier serão também homenageados.
Confira abaixo uma das obras da poetisa.
Alma de Artista
Deus te abençoe, alma querida e bela, Na arte a que te dás por luz constantemente acesa Para exaltar cultura e sentimento, Aprimorando a Natureza.
Deus te engrandeça no ideal sublime De usar gesto e palavra, rima e cor, Ritmo e som, beleza e movimento, Promovendo na Terra a construção do amor.
Deus te guie nas horas ensombradas, Quando tudo pareça luta e provar, Fazendo-se sentir que o sofrimento É uma força do Céu que nos guarda e renova.
Quando a tristeza venha anuviar-te os dias, Pensa que Deus criou, em toda parte, A fim de iluminar os processos da vida, As interpretações e as maravilhas da arte.
Ninhos e fontes cantam melodias, Sem que possas medi-las ou entendê-las, Fita a decoração dos montes e dos vales, Brilham jóias no chão, no céu bailam estrelas.
O firmamento é um palco em dimensões enormes, Onde o arco-íris é uma prece em cores E, marginalizando a estrada em que transitas, O vento rege a dança mística das flores.
Alma querida, nunca desfaleças, Por maior tua dor, alteia-te e mantém A vocação de amar e de servir, Na divina extensão da seara do bem.
Nas mais altas visões em que caminhas, Que o teu sonho se eleve e amplamente ressoe!... Alma de artista, gênio, luz, trabalho, Deus te inspire e abençoe.
Essa e outras poesias de Maria Dolores você encontra no endereço www.caminhosluz.com.br