15/08/2017 às 08h55

Cosme Massi: “Um meio prático de contribuir para a melhoria do mundo”

Facebook Compartilhar

“Um meio prático de contribuir para a melhoria do mundo” é dessa forma que Cosme Massi explica o que o espiritismo representa na vida dele. O entrevistado especial deste domingo esteve recentemente em Catanduva para palestras e seminários.
Ele conta que o resultado da vinda a cidade foi muito proveitoso e agradável “Pudemos rever amigos e fazer novas amizades. Estudamos juntos a obra de Kardec e todos aprendemos bastante. Agradeço de coração aos organizadores dos eventos pela oportunidade de estudos e pela amizade sincera” comenta.

O currículo de Massi é vasto. Ele é escritor, palestrante e estudioso da ciência e filosofia espíritas baseadas em Allan Kardec há mais de 30 anos. Além de ser idealizador do Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec (IPEAK) e da KARDECPEDIA – plataforma online multilíngue e gratuita para o estudo das obras de Kardec.

Ele também é autor de materiais educacionais e sites espíritas que incluem CDs, DVDs, seminários, palestras e debates. Também publicou livros espiritas que ajudam milhares de pessoas a estudarem mais e melhor a obra “O Livro dos Espíritos”, além de “A Estrutura Didática de O Livro dos Espíritos” e “Espírito e Matéria: Diálogos Filosóficos sobre as Causas Primeiras”.

Ao jornal O Regional, Massi fala sobre como conheceu o espiritismo, o que ele representa em sua vida, respostas que encontrou em Allan Kardec e os seus valiosos ensinamentos. Confira:

O Regional – Conheceu o espiritismo aos 14 anos, com as reuniões do Grupo Espírita Fé e Esperança. Como foi essa experiência? Esse primeiro contato com o espiritismo? Mudou sua forma de ver o mundo?
Cosme Massi – À época, pude estudar com outros jovens do Grupo Espírita a obra de Allan Kardec. Conhecer a obra de Kardec ainda na juventude foi essencial para que eu pudesse aprender a apreciar a lógica do pensamento dele. Naquela ocasião percebi que precisaria aprofundar os meus conhecimentos em ciência e em filosofia para melhor compreender o Espiritismo. Isso foi um estímulo para que eu buscasse a minha formação superior na área da física e depois na filosofia. Além disso, conhecer o Espiritismo muito cedo favoreceu a minha vida pessoal, pois percebi a importância de viver o ensinamento espírita no dia a dia, evitando o mal e fazendo o bem.

O Regional – O que o espiritismo representa para a sua vida?
Cosme Massi – A orientação mais segura para se alcançar uma vida interior cada vez melhor. Um meio prático de contribuir para a melhoria do mundo. Com o Espiritismo, sabemos o que devemos fazer, como fazer e a importância de se fazer o que deve ser feito. Reforço que considero o Espiritismo a orientação mais segura para uma vida mais feliz.

O Regional – Durante seus estudos, encontrou respostas em Allan Kardec. Quais foram essas respostas?
Cosme Massi – As respostas para as principais questões da existência humana: quem verdadeiramente somos? Qual o objetivo da nossa vida na Terra? O que podemos esperar para depois da morte? O que é a verdadeira felicidade e como alcançá-la? Essas e outras tantas questões que nenhuma ciência ou filosofia soube responder antes do Espiritismo.

O Regional – Quais são os mais valiosos ensinamentos dele para cada um de nós?
Cosme Massi – Todos os ensinamentos espíritas são valiosos, pois no Espiritismos temos a mais simples e completa ciência da alma. Antes do Espiritismo a alma era discutida de forma especulativa nas religiões e filosofias espiritualistas. Com o Espiritismo temos a primeira e genuína ciência da alma. Por isso, Kardec definiu: “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Ao explicar o que é a alma, ou Espírito, sua verdadeira natureza, a sua origem e o seu destino, o Espiritismo fornece o que há de essencial para se compreender a vida de cada um de nós. O homem tem buscado resposta sobre o sentido de sua existência. A resposta materialista foi sempre negativa: não há sentido para a vida. Ou, então, a pergunta sobre o sentido da vida é recusada pelo materialista. Para o Espiritismo, a alma e a vida futura dão um sentido especial para a vida na Terra. Ao responder científico-filosoficamente sobre Deus, a alma e a vida futura, o Espiritismo é o verdadeiro consolador prometido pelo Cristo, que veio para satisfazer, ao mesmo tempo, as exigências da razão e os anseios do coração.

O Regional – Acredita que a doutrina espírita é capaz de mudar a educação das pessoas para com os outros?
Cosme Massi – Com toda a certeza, pela forma como o ensino moral deverá ser considerado pelos Homens. O ensinamento da moral de Jesus ganha muito mais força e impulso com a doutrina espírita.
Antes do Espiritismo, a moral do Cristo era apenas uma proposta filosófica ou religiosa. Sendo, para muitos pensadores, uma proposta arbitrária, que podia ser questionada ou substituída por outra proposta. Cada sistema filosófico propõe sua própria moral. Com o Espiritismo, a moral do Cristo ganha um fundamento racional na ciência espírita. Ao estudar cientificamente os Espíritos, suas relações como os Homens e sua vida no mundo espiritual, o Espiritismo demonstra os efeitos da conduta moral nos Espíritos. Quanto mais pratica a moral proposta pelo Cristo, mais feliz é o Espirito na sua vida futura. Os efeitos da prática dos ensinamentos de Jesus são demonstrados pelas experiências mediúnicas. Saímos do terreno da mera especulação filosófica e entramos no campo das explicações causais. A conduta moral do Espirito define a sua estrutura perispiritual, suas capacidades, seus poderes, e sua felicidade futura. Assim, a vida moral é a que mais importa para a felicidade de cada um de nós.

O Regional – Foi você quem idealizou o Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec e da KARDECPEDIA. Qual o objetivo do Instituto e da plataforma online?
Cosme Massi – Sim. Começamos com o IPEAK, site, e evoluímos para a KARDECPEDIA. Neste ano de 2017, fundamos, com um grupo de amigos, o IDEAK, Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec, instituição espírita sem fins lucrativos, que passa a ser a responsável pela KARDECPEDIA e pela plataforma de vídeos KARDEC PLAY. O IDEAK tem sede física em Curitiba, Paraná. Seu objetivo principal é a divulgação, por todos os meios possíveis, do Espiritismo, baseado nas obras e do pensamento de Kardec. O objetivo principal da KARDECPEDIA é disponibilizar, gratuitamente, tudo o que Kardec escreveu, publicou, leu e comentou em todas as suas obras. Pretendemos formar uma biblioteca, mais completa possível, sobre a produção de Kardec, em todos os idiomas que houver tradução de suas obras.

O Regional – O que podemos encontrar na KARDECPEDIA?
Cosme Massi – Na KARDECPEDIA encontramos os livros de Kardec ligados entre si. Assim, se você está estudando uma pergunta, ou um texto, de uma obra qualquer dele, a KARDECPEDIA permite que você encontre facilmente outros textos dele, em outras obras, que tratam do mesmo assunto. Todas as obras de Kardec estão relacionadas entre si. É por isso que dizemos que na KARDECPEDIA temos Kardec explicando Kardec.
Além disso, disponibilizamos as obras de Kardec nos originais franceses, em diversas edições, para download, sempre como imagens fiéis dos textos que foram publicados na época de Kardec. Nosso propósito é preservar o acervo original das obras que foram publicadas por Kardec na sua época.

O Regional – É possível colaborar com o KARDECPEDIA?
Cosme Massi – Claro que ainda temos muito material para ser encontrado e colocado à disposição de todos. Aqueles que quiserem colaborar com o envio de materiais, poderão seguir as instruções do site KARDECPEDIA, no menu “COLABORE”. É importante que todos se inscrevam a fim de iniciar os estudos. A inserção do email na plataforma não é obrigatório, mas todos que se inscreverem iniciam um treinamento gratuito sobre como estudar mais e melhor por meio da KARDECPEDIA. O endereço do site é www.kardecpedia.com .

Cíntia Souza
Nathália Silva
Da Reportagem Local