25/02/2017 às 09h35

MIEP chega a sua 44ª edição

Redação Facebook Compartilhar


O Movimento de Integração Espírita na Paraíba (MIEP) é o evento doutrinário mais antigo do estado, realiza-se anualmente durante o período de carnaval. Esse ano chega à sua 44ª edição e ocorrerá de 25 a 28 de fevereiro, na cidade de Campina Grande. O evento acontecerá no Garden Hotel & Resort, localizado na Rua Engenheiro José Bezerra, nº 400, no bairro do Mirante.

O objetivo principal é integrar a comunidade espírita, difundir e debater os temas relevantes e atuais, abordando aspectos referentes à ciência, filosofia e religião e, sobretudo, divulgar o Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita. O MIEP começou com um grupo de jovens espíritas de nossa cidade, liderado por Roberto Vilarim, presidente da então Liga Espírita Campinense, o qual, em companhia de Santana Florindo, Paulo Robson, Ana Florindo, Silvio Nery, Antônio de Lima, José Nicolau de Araujo, buscava uma alternativa para o período das festividades do carnaval, já que naquela época a cidade ficava muito agitada, tendo o primeiro MIEP acontecido no ano de 1974, no Centro Espírita Varões do Senhor, com incentivo dos senhores Luiz Tavares, Chico Medeiros (Seu Chico do 40) e Cleusa Normando. Segundo relato dos irmãos José Nicolau e Antônio de Lima, que estiveram presentes em todas as edições do MIEP, a primeira edição realizou-se com um público em torno de 20 pessoas, que contava com a participação de jovens convidados de João Pessoa, entre eles José Raimundo de Lima, ex-presidente da Federação Espírita Paraibana. Nos anos seguintes, o público foi sempre crescente, o MIEP teve que peregrinar por várias escolas e instituições da cidade onde pudesse ser realizado e ainda hoje não tem sede própria.

O MIEP conta com apresentações artísticas, oficinas, palestras, seminários e mesas-redondas, além de programação infantil (MIEP BABY e MIEPINHO) e adolescente (MIEP Jovem). A programação completa pode ser visualizada no site www.amecg.com.br O encontro tem início no dia 25 de fevereiro, sábado, às 19h30min, com apresentação musical, além da palestra de abertura às 20h com o expositor Haroldo Dutra Dias, com o tema do evento: “Sermão do Monte: Caminho para a Felicidade”. Além dos objetivos citados acima, está também o de intensificar o desenvolvimento da doutrina espírita, ampliando o intercâmbio entre espíritas, simpatizantes e não espíritas; contribuir para a integração entre as diversas instituições espíritas; discutir questões institucionais relacionadas à melhoria da qualidade da prática e serviços espíritas e discutir novos projetos para os centros espíritas.


O MIEP conta com a parceria da Federação Espírita Paraibana (FEPB), Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (ABRAME) e Associação Médico Espírita de Campina Grande (AMEC). A Fundação Cultural Espírita Emmanuel (Fundação CETE) através do portal www.espiritaonline.com, a Rádio CETE e a TV CETE, estarão colaborando no apoio e divulgação, compromisso assumido pela fundação, parceira efetiva na produção de som, imagem e conteúdo para as redes sociais e para a mídia como um todo.


Notícias Relacionadas:

Preparativos para o MIEP entram na reta final