14/06/2016 às 03h10

União Fraternal Espírita completa 47 anos, em Campina Grande – PB

Por Rafael Ribeiro Facebook Compartilhar

Em meados de 1967, foi recebida uma orientação espiritual da médium Maria das Neves Cavalcante, no sentido de criar-se um grupo de estudo. Este grupo permaneceu durante dois anos com estudos e orações, com o nome de “Grupo do 40”, preparando o germe da futura União Fraternal Espírita (UFE).

Em 13 de junho de 1969, na Rua Almirante Barroso, nº 95, 1º andar, reuniu-se um grupo composto por familiares e amigos, com os mesmos propósitos de estudar as obras básicas da Doutrina Espírita e subsidiárias.

Muito tempo depois, foi dada uma sugestão mediúnica para um casal da cidade de Natal que visitava o “Grupo do 40” para ser denominado de “União Fraternal Espírita – Sustentáculo da Fé”.

Em 1975, no dia 19 de fevereiro, como imperativo de formalização legal, convocou-se uma Assembleia Geral, na qual se oficializou a UFE, com a criação dos estatutos e sua publicação no Diário Oficial da União.

Hoje, a UFE desenvolve trabalhos na área social. Aos domingos, às 09h, evangelização para bebês e crianças. As segundas-feiras, às 20h00min, estudo de “O Livro dos Espíritos”. As terças-feiras, às 14h30min, estudo sobre Defeitos e Virtudes e às 15h00min, reunião pública com passe. As quartas-feiras, às 18h30min, estudo sobre Defeitos e Virtudes; às 19h atendimento fraterno e tratamento espiritual; às 20h, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (Turma 2012.1). As quintas-feiras, às 18h30min, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (Turma 2016.1) e às 20h, reunião pública com passes. As sextas-feiras, às 14 h, clube de mães, desenvolvendo atividades referentes à pintura, ponto de cruz, tricô, trabalhos com retalhos, dentre outros. Aos sábados a partir das 14h, assistência a idosos, envolvendo recreação e dinâmica, posteriormente, a evangelização com duração de 30 minutos, onde são oferecidas também palestras sobre higiene, saúde, alimentação, dentre outros temas. Após todas essas atividades serve-se a refeição (sopa) com pão, café e chá; às 15 h, estudo das obras de André Luiz (Livro Missionários da Luz) e escola de evangelização para juventude no mesmo horário; às 17 h, estudo do livro “O Céu e o Inferno”.

A Escola Semente de Luz, que funciona do 1º Ano ao 5º Ano, num total de 90 alunos, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande e a UFE, onde o quadro funcional é mantido pela Prefeitura e a estrutura física é da UFE.

A União Fraternal Espírita fica localizada na Rua do Progresso, nº 98, no bairro do Quarenta, em Campina Grande - PB.

Fotos