Notícias

Equipe da UFPA desenvolve aplicativo para ajudar idosos no tratamento de Alzheimer

A ferramenta, chamada "MemoryLife", possibilita que os usuários trabalhem suas funções cognitivas e pode ser baixado gratuitamente.
16 de Janeiro de 2019 às 11h15

Uma equipe da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveu um aplicativo de celular para auxiliar idosos no tratamento do Mal de Alzheimer. A ferramenta, chamada "MemoryLife", possibilita que os usuários trabalhem suas funções cognitivas e pode ser baixado gratuitamente.

O aplicativo tem o objetivo de ajudar os idosos a manterem as suas funções cognitivas por mais tempo, retardando a evolução da doença, mantendo-os mais independentes nas suas atividades diárias, além de incluí-los digitalmente.

“Acredito que, primeiro de tudo, é a oportunidade de colocar o idoso em contato com este tipo de tecnologia, incluindo-o digitalmente. Percebemos que muitos deles têm interesse de se apropriar deste tipo de tecnologia, ou já até utilizam, mas com outros fins. Além disso, o aplicativo é uma tecnologia relativamente barata e acessível à população, tendo um maior alcance”, ressalta a professora Kátia Omura.

O "MemoryLife" é uma iniciativa da professora Kátia Omura, da aluna Alanna Ferreira, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) e do estudante Ailson Freire, do curso de Engenharia da Computação.

Jogos inspirados no cotidiano
O aplicativo conta com jogos de memória e lógica, com diferentes níveis, para treinar os aspectos cognitivos mais afetados pela doença. Todos os jogos remetem ao cotidiano dos usuários, relacionados a atividades diárias dos idosos.

Uma atualização do MemoryLife será testada por idosos da Unidade de Atendimento à Pessoa Idosa Nosso Lar Socorro Gabriel e por integrantes da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz-PA). A nova versão contará com avaliação cognitiva dentro do aplicativo, para que o usuário e seu familiar possam acompanhar a evolução do idoso. G1 Belém - PA