Blogs

Jean Paul @umgayespirita

Sou Jean Paul, do Rio de Janeiro. De berço espírita, participei de evangelização infantil, mocidade, estudo sistematizado e desenvolvimento mediúnico. Hoje, trabalho na divulgação da Doutrina Espírita através de palestras, colaboração em blogs espíritas e do perfil @umgayespirita no Instagram. Aqui no Portal Espírita Online, tratarei de temas variados com muito amor e carinho.

‹ VEJA TODOS OS POSTS
14/06/2018 às 08h15

Para o caminho da redenção

Facebook Compartilhar

A grande viagem de volta à Casa da Fonte Criadora exige sacrifício, sem martírio, de si mesmo. A jornada não é nada fácil, ela é repleta de desvios, nos quais decidimos, por livre vontade, seguir. Hoje, talvez, cansados de tantas curvas e caminhos que nos afastam do destino final, decidimos tomar outro rumo, seguir uma nova trajetória. Porém, para seguir o caminho da redenção, devemos levar na bagagem:

• renúncia
• trabalho
• disciplina

Deixar-se conduzir pelas vontades desequilibradas do ego, materialistas e desejosas de sensações enlouquecedoras, sem renunciar a elas, é ser arrastado pelo vasto campo do egoísmo em direção ao lamaçal luxuriante das paixões e constitui desvio do caminho reto. Renunciar é esquecer-se de si em favor de outrem.

Conhecer-se, buscar modificar-se e encerrar o ciclo de iluminação em si mesmo é arar o solo e não plantar sementes e constitui, também, desvio do caminho reto. Preguiça é baixeza moral repleta de ego. O trabalho é amor em movimento.
Reconhecer um vício em si e não buscar meios de modificá-lo, disciplinando os desejos do ego, é má vontade e constitui, ainda, desvio do caminho reto. Disciplina é o recurso educador para transformação individual.


Já são idos os tempos do caminhar em círculos, marchemos agora direto e reto na senda da redenção. Acendendo a própria luz a iluminar a trilha mais adiante, deixando rastros de luz aos que vêm mais atrás. Evoluir é a palavra de ordem no exército de Jesus. A hora é agora. Como bem estabeleceu Geraldo Vandré em canção: "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Transformemos o conhecimento teórico espírita em prática diária; espiritismo nas ações mais que nas palavras, pois, como sugere Raul Teixeira, médium e palestrante espírita, "Espiritismo não é pra quem quer, é pra quem aguenta”.

Beijos de glitter,
Jean Paul
@umgayespirita
Texto inspirado pelo espírito Sebastião.