Blogs e Colunas

Qual a finalidade das Associações Médico-Espíritas?

27 de Junho de 2015 às 13h10

Ao final da 1ª Jornada Médico-Espírita Paraibana, no último dia 24 de julho, várias percepções ficaram ainda mais nítidas. Primeiramente, ficou claro que às contribuições das AMEs em nosso país, capitaneadas do alto pelo nosso querido Dr. Bezerra de Menezes, e em terra pela Drª Marlene Nobre, têm sido mais valorosas do que podemos perceber num primeiro momento.

Como instâncias supra-institucionais, as AMEs atraem pessoas de diversos centros espíritas, colaborando assim, inequivocadamente, para a unificação do movimento espírita, tão necessária para o cumprimento da missão que nos foi confiada pelo Cristo, que é de consolar almas, esclarecer consciências e gestar atitudes renovadas em nós e nos demais irmãos de caminhada.

Por se destinarem a busca incessante do conhecimento, as AMEs atraem ainda, para suas reuniões, jornadas e demais eventos, pessoas que possuem resistências em freqüentar um centro espírita e que terminam por descobrir, nestes eventos, a grandiosa mensagem consoladora do cristianismo redivivo, que se assenta sobre a fé raciocinada, chamando a atenção de livres pensadores que não aceitam os dogmatismos e fanatismos de algumas expressões de religiosidade, que se esgotam em teologias, muitas vezes simplistas, apelando, ora para o medo ora para a alienação, atraindo as mentes mais desavisadas.

Por outro lado, as AMEs se dedicam a estudar e discutir a atualidade das pesquisas, não só no campo das ciências médicas, mas em outras ciências, cujas descobertas mais recentes corroboram com as teses espíritas, trazendo para o nosso movimento, no Brasil e no Mundo, esse conhecimento que amplia nossas convicções de fé racional.

No campo da divulgação internacional da mensagem consoladora, a AME Brasil tem sido uma baluarte ao levar para Europa e Estados Unidos essa herança de luz, que é a Doutrina dos Espíritos, que não cabe apenas em terras brasileiras, posto que é um patrimônio indelével da humanidade. Nestes países, as propostas espíritas, fundamentadas nas pesquisas e estudos mais recentes, atraem as mentes de homens e mulheres que anseiam por uma mensagem espiritual desprovida de ritos e de dogmas, mas iluminada pelo conhecimento e pela lógica irrefutável.

A AME Brasil provoca ainda, com seus estudos, questionamentos que tem chegado à comunidade científica e gerado um incômodo necessário. Na medida em que se mostra contrária a questões como aborto, eutanásia, entre outros temas, não com um mero discurso moralista, mas embasada em pesquisas, termina por levar muitos estudiosos a reflexões mais transcendentes, se utilizando da linguagem do mundo acadêmico e científico, sem perder, em nenhum momento, a linguagem do amor.

Parabéns a todos os que fazem o movimento AME Brasil: aos profissionais que não medem esforços para divulgar a mensagem consoladora do Cristo aos corações mais exigentes; aqueles que não têm medo de se exporem e/ou de serem alvos de crítica dos seus pares por se assumirem espíritas, e, sobretudo, por exercerem suas profissões sob a ética do Cristo. Parabéns a Drª Marlene Nobre, cujo sobrenome longe de ser uma mera coincidência, revela de fato a nobreza de uma mulher destemida, que de forma meritória, está a frente desse movimento iluminador, indo além de seus limites, para colocar as AMEs entre as primeiras instituições do mundo a construir a ponte do reencontro entre a fé e religiosidade.

Parabéns ao Dr. Bezerra de Menezes, que ao se colocar sempre como um humilde servidor, nos chama para uma tarefa que só tem sentido se preservarmos a simplicidade daqueles que se sabem componentes de um movimento iluminativo bem maior, que irá regenerar a terra, deixando como herança aos homens e mulheres de bem, a consciência tranqüila que só é sentida quando cumprimos o nosso dever.

Rossandro Klinjey

Psicólogo e membro da Associação Médico Espírita de Campina Grande-AMEC

E-mail: [email protected]