Blogs e Colunas

O Momento Certo!

18 de Outubro de 2018 às 16h10

Juventude Espírita Léon Denis

ver todas as postagens »

O Momento Certo

 

Nós vivemos em um mundo de tremendo imediatismo das coisas, onde tudo deve ser para o agora. Porém, será que realmente tudo necessita vir agora? Será mesmo que as situações que queremos devem vir agora? (Se é que elas devem vir).

Pois bem, nunca fez tanto sentido a antiga e consoladora frase “Tudo no momento de Deus”. Depois de tantas experiências pude me dar um freio nesse imediatismo e descobrir o maravilhoso “tudo no seu tempo”. Penso que ainda somos pequenos demais para compreender os desígnios que Deus põe em nossas vidas e, até mesmo, situações que nós planejamos na erraticidade, mas não recordamos. O universo está além da nossa vontade e do nosso querer.

Após essa breve introdução, te convido a parar e pensar em todas as oportunidades que não vieram a dar certo em sua vida; refletir sobre as situações que somente após certo tempo vieram a se concretizar em sua jornada. Agora, analise: se esses acontecimentos se realizassem quando você queria, teria dado certo? Teria sido tão enriquecedor? Teria te trazido à tona defeitos e/ou vícios a serem consertados?

O fato é que somos mais do que o agora. Temos sempre que mentalizarmos isso para nós mesmos. Além disso, termos paciência para com tudo que acontece a nossa volta, seja na vida particular ou em sociedade. Como espíritas devemos ter ciência de que há muito mais por vir, assim como ocorreu muito lá atrás, e saber que a Lei de Causalidade e a Lei de Progresso andam sempre juntas para nos auxiliar e nós mesmos contribuímos para como cada uma delas deve agir em nossas vidas a fim alcançarmos a evolução espiritual”.

Ademais, devemos agradecer e sermos gratos por todo acontecimento que julgamos como “errado” em nossas vidas. São eles que nos direcionam e nos impulsionam para o caminho correto, para o caminho da verdade. No livro “Depois da Morte” de Léon Denis, ele afirma sobre esse processo dizendo: “A alma é criada para a felicidade, mas, para poder apreciar essa felicidade, para conhecer-lhe o justo valor, deve conquistá-la por si própria e, para isso, precisa desenvolver as potências encerradas em seu íntimo.”.

Logo, todo revés é necessário para uma benesse futura, porém para entendermos melhor essas situações, devemos nos manter banhados em paciência, sabedoria e preces nos momentos de revolta e de não compreensão. Lembre-se de que aqui é apenas uma das diversas vidas que você já teve e terá. E nunca se esqueça de que Deus guia seus passos como um pai guia os primeiros passos de seu filho.

 

Brendha T. Motta (@jeldenoficial)