Blogs

Juventude Espírita Léon Denis

Somos a Juventude Espírita Léon Denis (@jeldenoficial), fazemos parte do Grupo Espírita Samaritano, que fica em Aracaju-SE. Temos o objetivo de propagar a doutrina de uma forma leve e consoladora, mostrando que o jovem espírita tem capacidade, potencial e vontade, o jovem espírita não é o futuro, é o presente!

‹ VEJA TODOS OS POSTS
06/08/2018 às 22h10

O jovem e a casa espírita

Facebook Compartilhar

Há quem diga que o jovem espírita causa tumulto, que são rebeldes, que não obedecem as ordens e que desarmonizam o ambiente. Muitas pessoas que estão na idade adulta esquecem que todos nós passamos pela juventude e pelas experiências e desafios deste período.

O papel do jovem na casa espírita é fundamental, suas ideias, capacidade de renovação, energia e alegria são de extrema importância para a manutenção do centro, para isso, precisam ser preparados e amparados em suas mais diversas necessidades, fazendo com que se sintam cada vez mais acolhidos, desenvolvendo o sentimento de pertencimento a casa espírita, despertando a sua vontade e desejo de se manter casa e no movimento espírita de forma ativa, participando das atividades, pois, os jovens de hoje, serão os responsáveis pelo centro espírita de amanhã e para isso, precisam ser estimulados desde a juventude, a serem conduzidos a novas propostas em sua busca pelo seu desenvolvimento e crescimento. A criação e o fortalecimento dos laços entre o jovem e a Casa Espírita trazem benefícios para todos: renova as habilidades dos atuais trabalhadores e compartilha experiências aos novos colaboradores, fortalece a troca de experiências e o sentimento de união, faz o jovem despertar para a oportunidade do trabalho voluntário, vivenciando o sentido de solidariedade, de responsabilidade e de compromisso com o aprimoramento de si e do meio social, valoriza as habilidades e talentos dos jovens colaboradores, orientando-os e acompanhando-os na diretriz doutrinária das ações da casa espírita e faz com que o jovem crie o hábito do estudo.

No Espiritismo temos diversos jovens que fizeram a diferença no movimento espírita com um todo, como Chico Xavier, que com apenas 22 anos publicou sua primeira obra, Parnaso de Além Túmulo, além de grandes trabalhadores do Movimento Espírita, como Ermance Dufaux que com 14 anos, publicou seu segundo livro: "A história de Joana D'Arc, ditada por ela mesma", Divaldo Franco, Allan Kardec, e etc, foram também eles jovens dedicados à causa do Cristo, mesmo tão jovens.

“[...] O Espiritismo é doutrina de jovens de qualquer idade, principalmente de jovens biológicos, que não se podem comprometer com as figurações do mal...’ diz Divaldo Franco (Conversando com Divaldo Franco II) sobre o jovem no Cristianismo e Espiritismo. O jovem espírita precisa de oportunidade, precisa ter voz e participar das atividades da sua casa espírita, despertando em si cada vez mais o sentimento de pertencimento. Temos que nos atentar sobre os olhares direcionados aos jovens dentro do Movimento, mudar o olhar de reprovação para o olhar de afeto e auxílio, parar de acreditar que os jovens são o futuro. A juventude é o presente, assim como as demais fases.

Por Bárbara Nunes, @jeldenoficial.