Blogs

Gilton Carlos - @espiritismoeevangelho

"Gilton Carlos é da cidade de Tucuruí, estado do Pará. Auxilia no Centro Espírita Allan Kardec, na mesma cidade, realizando palestras, coordenando o estudo do Evangelho, juventude e o grupo de arte espírita. Além disso, tem contribuído na divulgação da doutrina espírita com reflexões, mensagens e estudos no youtube e facebook (Espiritismo e Evangelho).

‹ VEJA TODOS OS POSTS
28/01/2019 às 19h25

Nossa missão está traçada

Facebook Compartilhar

Em uma questão famosa em O livro dos espíritos, Santo Agostinho responde sobre a forma de vencermos o arrastamento do mal a que somos submetidos em quase todas as direções da vida comum:

“Conhece-te a ti mesmo”.

Analisando as características de nossa vida, esta recomendação pode tomar um sentido mais amplo e útil para entendê-la ensejando a realização da missão de evolução que planejamos.

Cada existência é marcada pelas peculiaridades que nos diferencia de todos os outros.

Em um diálogo singelo anotado por Neio Lúcio, no livro Jesus no Lar, o Mestre assinala as asas que conduzem a alma no voo da evolução: a sabedoria e o sentimento.

Aí vemos, querido amigo, amada leitora, o escopo de nossa missão em seu quadro mais amplo.

Para cada encarnação, sendo planejadas as circunstâncias e gêneros de vida, um destes aspectos evolutivos desponta como necessidade prioritária para aqueles anos.

Assim, vemos uns dedicados por toda a vida ao estudo, pesquisa, desenvolvimento de tecnologias, métodos, sistemas e filosofias, contribuindo para impulsionar o pensamento da humanidade.

Outros, por mais que tentem deslizam nos anos entre tentativas, fracassos e pequenos sucessos para garantir a sobrevivência na terra, por mais um dia.

Aqueles aceleram o intelecto, a sabedoria.

Estes transformam-se, pouco a pouco, nos numinosos seres espirituais, andando a frente dos sábios.

Outros de nós, transitam entre as duas extremidades, exercitando a inteligência e o sentimento em provas mais ou menos duras.

Assim, se as circunstâncias reencarnatórias nos permitiram hoje não ter preocupação material na vida, é Deus, em sua bondade, ajudando a nos concentrarmos no aperfeiçoamento moral.

Os bons Espíritos em muito destacam a necessidade de nossa reforma para o bem, como mecanismo de prevenção de mais dores no futuro. O que para nós tem sabor de felicidade.

Reflitamos em nossos desafios evolutivos.

Olhemos mais para aqueles que nos cercam pelas lentes da indulgência, da compreensão.

Muitos deles não conhecem o Evangelho e a Doutrina espírita como nós.

É dever de quem está a frente, no amor ou no conhecimento, esforço maior na direção da reconciliação com estes adversários que estão a caminho (de Deus) conosco.

 


Conheça meu canal no youtube "Espiritismo e Evangelho".
Todo sábado tem um vídeo novo lá: https://goo.gl/m7qVdt