Blogs e Colunas

Você tem a chave da mudança que tanto procura.

16 de Setembro de 2019 às 15h00

Werlany Maciel (@werlany_maciel

ver todas as postagens »

Temos que aprender a olhar o outro com empatia.

Empatia consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras.
Nas relações pessoais a empatia é fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos. O mesmo pode ocorrer no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda as dificuldades enfrentadas por outra pessoa. E assim, se colocando no lugar, haja como gostaria que agissem consigo.
Empatia não está ligada precisamente a afinidade, já que podemos (devemos), compreender, aceitar, respeitar, pessoas que são ou pensam completamente diferente de nós.
Todos estão em processo de evolução. O que fomos ou somos hoje, não nos define. Muitas vezes uma pessoa passa por um processo interno de mudanças e as pessoas custam a acreditar por estarem presos a um esteriótipo.
Um exemplo bem claro que temos é o caso de Paulo de Tarso.
Antes de ser o grandioso Paulo que conhecemos, ele era chamado de Saulo; conhecido por perseguir e matar cristãos.
Paulo não era conhecido por suas palavras doces, mas por sua arrogante fala.
Paulo não era conhecido por sua fé inabalável, mas por sua intolerância contra os cristãos (ou seja, alguém nada empático).
Paulo não era conhecido por amar e acreditar nas pessoas, mas por assassinar inocentes.
Como tudo mudou na vida desse homem depois que ele conheceu Jesus!
Eu imagino a alegria de Paulo ao estar se redescobrindo e vivenciando suas mudanças, e ao mesmo tempo, o #medo de uma sociedade que ainda o via como Saulo.
Talvez por isso Paulo tenha se enchido de tanta compaixão e paciência pelo próximo, porque foi exatamente isso que ele precisou passar até que todos o enxergassem como UM NOVO HOMEM.
E nós? Quantas vezes somos misericordiosos com nossos próprios erros, e tão intolerantes com os erros alheios?
Nem sempre as pessoas irão acreditar na sua mudança, mas assim como Paulo você não deve desistir.
A frase tão falada e conhecida "pau que nasce torto morre torto" é de uma mentira absurda.
Todos podemos mudar pra melhor.
Nossos defeitos são na verdade qualidades usadas de forma errada. Por exemplo, o defeito da fofoca. Na verdade, uma pessoa fofoqueira não passa de alguém bastante influente e comunicativa, usando seus dons de forma negativa. E é isso que Jesus enxerga quando olha pra cada um de nós.
Quando Jesus olhou para Pedro como um simples pescador, ignorante; Jesus enxergou um pescador de homens.
Quando Pedro jogava as redes ao mar, Jesus imaginava Pedro jogando sementes nos corações para germinar.
Quando o Mestre olhou pra Mateus não viu um cobrador de impostos, e sim um grande contador de histórias.
Quando todos acusaram Jesus por estar na casa de Zaqueu, o cobrador de impostos, Jesus não via um homem acusado de roubar pessoas, e sim o Dr. Bezerra de Menezes, o médico dos pobres, que justamente atendia sem cobrar nada por isso.
Jesus sempre enxerga o melhor que há em nós. Jesus não está preso ao que fomos ou somos hoje. Jesus espera ansioso que estejamos vivendo todas as infinitas possibilidades de bem aventuranças que podemos ter, e teremos.
Quando olhamos para o outro com desprezo, julgamento, preconceito... chegando até a falar: "Esse(a) aí, só Jesus na causa", nos esquecemos que Jesus tem mesmo essa capacidade de transformar vidas. Afinal, hoje somos muito melhores que ontem, e amanhã seremos bem mais evoluídos que hoje.
O impacto dos ensinamentos de Jesus na nossa vida nos faz despertar para verdades que antes não enxergávamos.
Como Ele mesmo nos disse: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará".
Saiba que, ainda que todo o mundo te condene e abandone, Deus está contigo, entendendo tuas fraquezas e esperando tuas novas ações, para que a mudança seja instalada em teu íntimo assim como foi com o apóstolo Paulo.
Que você se liberte da cegueira que te impede de enxergar o melhor em si e no próximo.