Blogs

@espiritacg - Werlany

Werlany Maciel. Campina Grande - PB. Administradora do Instagram @espiritacg. "A mɑior cɑridɑde que podemos fɑzer pelɑ Doutrinɑ Espíritɑ é ɑ suɑ própriɑ divulgɑção." ⓔⓜⓜⓐⓝⓤⓔⓛ

‹ VEJA TODOS OS POSTS
08/01/2019 às 08h35

Lições do livro Nosso Lar para seu 2019

Facebook Compartilhar

Nossa última palestra de 2018 foi com base no livro Nosso Lar de André Luiz, psicografia de Chico Xavier.
André Luiz nos deixou muitas lições de como bem viver, nos alertando para fatos que ele não se preocupou enquanto encarnado, lhe acarretando muito sofrimento após seu desencarne. André apesar de não ter sido uma pessoa má e não ter cometido nada grave contra ninguém (pelo menos na encarnação que antecede essa história), passou 8 anos no umbral.

Então selecionei algumas lições para gente levar pra esse novo ano que iniciamos:

1- NOSSO LAR
A primeira lição já podemos tirar do título. Embora o título "Nosso Lar" refira-se a uma colônia espiritual localizada próxima a crosta terrestre, podemos levar para o lado que o "nosso lar, "a nossa casa" é a vida espiritual. Sendo assim tudo aqui passa a ter um peso menor, e também nos alerta para dar valor aquilo que iremos levar, já que nossa passagem por aqui é muito curta.

2- CONSCIÊNCIA
André fala que a maior surpresa após o desencarne é encontrar-se frente a frente com a consciência. Ficam pra trás, os títulos, as posses, a família, amigos...E quando ele se deparou com essa verdade, viu que a vida foi muito generosa com ele e ele nada retribuíra.
Chico já nos dizia que a pior sensação para o espírito na erraticidade era a do tempo perdido.
Então devemos estar sempre quites com nossa consciência... Fazer o que Santo Agostinho aconselha no Evangelho: todos os dias consultar se fizemos o melhor que poderíamos, e se alguém tem alguma queixa conta nós.

3- PRECE
André passou 8 anos de muito sofrimento, mas no exato momento em que ele fez uma prece fervorosa, do fundo de sua alma, foi atendido.
Que a gente usa mais esse recurso Divino. Jesus disse "Pedi e obterás". A prece é um precioso recurso que devemos sempre recorrer em todos os momentos da nossa vida.

4- ARREPENDIMENTO
É preciso que a gente se arrependa, mas no livro O Céu e o Inferno, diz que 3 coisas são necessárias para a anulação de uma falta:
- Arrependimento
- Expiação
- Reparação
E é por isso que reencarnamos. E Jesus disse: "Não saireis de lá até houver pago o último ceitil.

5- NÃO LAMENTAR/FALAR MENOS DE SI

"O VENDAVAL DA QUEIXA ME CONDUZIRA O BARCO MENTAL AO OCEANO LARGO DAS LÁGRIMAS.
CLARÊNCIO, CONTUDO, LEVANTOU-SE SERENO E FALOU SEM AFETAÇÃO:
- MEU AMIGO, DESEJA VOCÊ, DE FATO, A CURA ESPIRITUAL?
AO MEU GESTO AFIRMATIVO, CONTINUOU:
- APRENDA, ENTÃO, A NÃO FALAR EXCESSIVAMENTE DE SI MESMO, NEM COMENTE A PRÓPRIA DOR. LAMENTAÇÃO DENOTA ENFERMIDADE MENTAL  E ENFERMIDADE DE CURSO LABORIOSO E TRATAMENTO DIFÍCIL.
É INDISPENSÁVEL CRIAR PENSAMENTOS NOVOS E DISCIPLINAR OS LÁBIOS. SOMENTE CONSEGUIREMOS EQUILÍBRIO, ABRINDO O CORAÇÃO AO SOL DA DIVINDADE.  QUANTO MAIS UTILIZE O VERBO POR DILATAR CONSIDERAÇÕES DOLOROSAS, NO CÍRCULO DA PERSONALIDADE, MAIS DUROS SE TORNARÃO OS LAÇOS QUE O PRENDEM A LEMBRANÇAS MESQUINHAS.
NÃO DISPOMOS DO TEMPO PARA VOLTAR A ZONAS ESTÉREIS DE LAMENTAÇÃO.
TENS A LIÇÃO DO PRÓPRIO CASO. ANOS A FIO ROLOU, COMO PLUMA, ALBERGANDO O MEDO, AS TRISTEZAS E DESILUSÕES, MAS, QUANDO MENTALIZOU FIRMEMENTE A NECESSIDADE DE RECEBER O AUXÍLIO DIVINO, DILATOU O PADRÃO VIBRATÓRIO DA MENTE E ALCANÇOU VISÃO E SOCORRO".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A REALIZAÇÃO EXIGE TRÊS REQUISITOS FUNDAMENTAIS:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) DESEJAR
2) SABER DESEJAR
3) MERECER
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
POR OUTROS TERMOS:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) VONTADE
2) TRABALHO PERSISTENTE 
3) MERECIMENTO JUSTO

O que fazemos para merecer o que pedimos? No livro fala muito que aqueles que muito já colaboraram tem crédito para ter seus pedidos atendidos. Será que temos crédito para sermos atendidos? Tudo na vida obedece às leis de Deus. E se ação e reação é uma delas, não poderemos receber se não damos.

6 - OS MORTOS ENTERRAR SEUS MORTOS.
Uma coisa curiosa é que conta o sofrimento de um espírito pelo fato da família o chamar constantemente. E então o espírito amigo diz: "Vamos solucionar o caso mandando problemas para a família, para deixar o 'morto' em paz. E como sabemos que também existe obsessão de encarnado para encarnado, devemos ficar atentos para não ficarmos enviando cargas negativas para as pessoas, para que não seja preciso que a Espiritualidade tenha que nos enviar problemas para deixar alguém em paz.

7 - CUIDAR DO CORPO E ESPÍRITO
André foi considerado suicida inconsciente por abusos no sexo (adquiriu sífilis), execessos de alimentação e bebidas alcoólicas consideradas sem importância.
Então vamos viver com equilíbrio, cuidando do nosso corpo tendo consciência que necessitamos dessa ferramenta para cumprir todo nosso plano reencarnatório. A não ser que seja por expiação, o corpo deve estar saudável, se adoecemos é porque de alguma forma estamos causando um desequilíbrio.

8- EVANGELHO NO LAR
Em toda colônia fala-se muito no culto do evangelho no lar como proteção, como também o uso da ÁGUA FLUIDIFICADA e da MÚSICA para harmonização.

9- PASSAR PELO UMBRAL (limpar-se) - (enfrentar nossos "infernos")

"O UMBRAL - CONTINUOU ELE, SOLÍCITO - COMEÇA NA CROSTA TERRESTRE. É A ZONA OBSCURA DE QUANTOS NO MUNDO NÃO SE RESOLVERAM A ATRAVESSAR AS PORTAS DOS DEVERES SAGRADOS, A FIM DE CUMPRI-LOS, DEMORANDO-SE NO VALE DA INDECISÃO OU NO PÂNTANO DOS ERROS NUMEROSOS.
QUANDO O ESPÍRITO REENCARNA, PROMETE CUMPRIR O PROGRAMA DE SERVIÇOS DO PAI; ENTRETANTO, AO RECAPITULAR EXPERIÊNCIAS NO PLANETA, É MUITO DIFÍCIL FAZÊ-LO, PARA SÓ PROCURAR O QUE LHE SATISFAÇA AO EGOÍSMO. ASSIM É QUE MANTIDOS SÃO O MESMO ÓDIO AOS ADVERSÁRIOS E A MESMA PAIXÃO PELOS AMIGOS. MAS, NEM O ÓDIO É JUSTIÇA, NEM A PAIXÃO É AMOR. TUDO O QUE EXCEDE, SEM APROVEITAMENTO, PREJUDICA A ECONOMIA DA VIDA. POIS BEM: TODAS AS MULTIDÕES DE DESEQUILIBRADOS PERMANECEM NAS REGIÕES NEVOENTAS, QUE SE SEGUEM AOS FLUIDOS CARNAIS. O DEVER CUMPRIDO É UMA PORTA QUE ATRAVESSAMOS NO INFINITO,, RUMO AO CONTINENTE SAGRADO DA UNIÃO COM O SENHOR. É NATURAL, PORTANTO, QUE O HOMEM ESQUIVO À OBRIGAÇÃO JUSTA, TENHA ESSA BÊNÇÃO INDEFINIDAMENTE ADIADA.
IMAGINE QUE CADA UM DE NÓS, RENASCENDO NO PLANETA, SOMOS PORTADORES DE UM FATO SUJO, PARA LAVAR NO TANQUE DA VIDA HUMANA. ESSA ROUPA IMUNDA É O CORPO CAUSAL, TECIDO POR NOSSAS MÃOS, NAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES.
COMPARTILHANDO, DE NOVO, AS BÊNÇÃOS DA OPORTUNIDADE TERRESTRE, ESQUECEMOS, PORÉM, O OBJETIVO ESSENCIAL, E, AO INVÉS DE NOS PURIFICARMOS PELO ESFORÇO DA LAVAGEM, MANCHAMO-NOS AINDA MAIS, CONTRAINDO NOVOS LAÇOS E ENCARCERANDO-NOS A NÓS MESMOS EM VERDADEIRA ESCRAVIDÃO. ORA, SE AO VOLTARMOS AO MUNDO PROCURÁVAMOS UM MEIO DE FUGIR À SUJIDADE, PELO DESACORDO DE NOSSA SITUAÇÃO COM O MEIO ELEVADO, COMO REGRESSAR A ESSE MESMO AMBIENTE LUMINOSO, EM PIORES CONDIÇÕES? O UMBRAL FUNCIONA, PORTANTO, COMO REGIÃO DESTINADA A ESGOTAMENTO DE RESÍDUOS MENTAIS; UMA ESPÉCIE DE ZONA PURGATORIAL, ONDE SE QUEIMA A PRESTAÇÕES O MATERIAL DETERIORADO DAS ILUSÕES QUE A CRIATURA ADQUIRIU POR ATACADO, MENOSPREZANDO O SUBLIME ENSEJO DE UMA EXISTÊNCIA TERRENA.
NÃO É DE ESTRANHAR QUE SE CARACTERIZE POR GRANDES PERTURBAÇÕES. LÁ VIVEM, AGRUPAM-SE, OS REVOLTADOS DE TODA ESPÉCIE".
Precisamos assim enfrentar nossos "infernos". Muitas vezes, ignoramos uma situação para evitar aborrecimentos, mas uma hora ou outra o problema virá a tona. É preciso encarar de frente o medo, a angústia... tudo que nos atormenta, pois só assim poderemos seguir livres. É preciso livrar-se de todo peso para alçar vôo.

10-TRABALHO (quem não coopera não recebe cooperação)
QUANDO O TRABALHADOR ESTÁ PRONTO O SERVIÇO APARECE.

11- FAZER O BEM (advogado em toda parte)
            
"O UNIVERSO NOS MANDOU AQUI PARA COISAS MAIS IMPORTANTES DO QUE COMER, DORMIR, PAGAR CONTAS...
VIEMOS PARA REALIZAR O DIVINO EM NÓS. 
TODA INÉRCIA É UM DESSERVIÇO À OBRA DIVINA. 
HÁ UM MUNDO A SER TRANSFORMADO, SEU PAPEL É CONTRIBUIR PARA DEIXÁ-LO MELHOR DO QUE VOCÊ O ENCONTROU. RECURSOS PARA ISSO VOCÊ TEM, SÓ FALTA A VONTADE DE SERVIR A DEUS SERVINDO AOS HOMENS.
NÃO DIGA QUE AS PESSOAS SÃO DIFÍCEIS E QUE CONVIVÊNCIA ENTRE SERES HUMANOS É IMPOSSÍVEL. 
TODOS ESTÃO SE ESFORÇANDO PARA CUMPRIR BEM A MISSÃO QUE LHES FOI CONFIADA. 
SE VOCÊ JÁ ANDA MAIS FIRME, TENHA PACIÊNCIA COM OS SEUS COMPANHEIROS DE JORNADA. 
EMBORA OS CAMINHOS SEJAM DIFERENTES, ESTAMOS TODOS SEGUINDO NA MESMA DIREÇÃO, EM BUSCA DA MESMA LUZ.
E SEMPRE QUE A IMPACIÊNCIA AMEAÇAR A SUA BOA VONTADE COM O CAMINHAR DE UM SEMELHANTE, FAÇA O EXERCÍCIO DA COMPAIXÃO. 
QUANDO NOS COLOCAMOS NO LUGAR DO OUTRO, ALGO MUITO MÁGICO ACONTECE DENTRO DE NÓS: O CORAÇÃO SE ABRE, A GENEROSIDADE SE INSTALA DENTRO DELE E NASCE A PARTIR DAÍ UMA ENORME COMPREENSÃO ACERCA DO PROPÓSITO MAIOR DA EXISTÊNCIA, QUE É A PRÁTICA DO AMOR.
QUANDO OLHAMOS UMA PESSOA COM OS OLHOS DO CORAÇÃO, PERCEBEMOS O PARENTESCO DE NOSSAS ALMAS. 
SOMOS UMA SÓ ENERGIA, JUNTOS FORMAMOS UM IMENSO TECIDO DE LUZ... A MINHA TRISTEZA CONTAMINA O BEM-ESTAR DO MEU VIZINHO, ASSIM COMO A MINHA ALEGRIA ENTUSIASMA ALGUÉM DO OUTRO LADO DO MUNDO. 
É IMPOSSÍVEL FERIR ALGUÉM SEM SER FERIDO TAMBÉM, LEMBRE-SE DISSO. 
O EXERCÍCIO DIÁRIO DA COMPAIXÃO FAZ DE NÓS SERES HUMANOS DE PRIMEIRA CLASSE".

12- PERDÃO
Jesus nos alertou para fazer as pazes com os adversários o quanto antes. Pois muitos ficam presos aos inimigos, impedindo que avancem e se livrem dos tormentos.

13 - DESAPEGO
Faz igual o OLX e desapega. Pois tudo que te prende te causará sofrimento.

14 - RELACIONAMENTOS
No livro conta o caso de Tobias que foi casado duas vezes e se encontra na colônia com as duas esposas... André então indaga como ficará essa situação, e logo é esclarecido que as relações no plano espiritual se dá por afinidade. Que ele ficará portanto, com a que tem mais afinidade. A outra foi um casamento de fraternidade para auxiliar a cuidar dos filhos, já que tinha ficado viúvo.
Uma coisa que temos que ter em mente é que não devemos brincar com os sentimentos das pessoas. Sabemos que em muitos casos é preferível a separação, para não agravar os débitos entre o casal, mas que aquela relação que não cumpriu o que estava determinado ficará adiada para uma próxima encarnação. Então, vamos nos relacionar apenas por real afinidade como nos ensina o livro.
Hoje, muitos vivem relações descartáveis, usando o outro como objeto para seu prazer. Joanna de Ângelis diz que sempre que ferimos um coração, na verdade estamos ferindo a nós mesmos, pois a vida nos cobrará tal ato.
Portanto, tenhamos responsabilidades nas nossas relações em 2019.

15 - AMAR (NUTRIÇÃO da ALMA)

"NOSSO IRMÃO TALVEZ AINDA IGNORE QUE O MAIOR SUSTENTÁCULO DAS CRIATURAS É JUSTAMENTE O #AMOR. DE QUANDO EM QUANDO, RECEBEMOS EM "NOSSO LAR" GRANDES COMISSÕES DE INSTRUTORES, QUE MINISTRAM ENSINAMENTOS RELATIVOS À NUTRIÇÃO ESPIRITUAL.
A ALMA, EM SI, APENAS SE NUTRE DE AMOR. QUANTO MAIS NOS ELEVARMOS NO PLANO EVOLUTIVO DA CRIAÇÃO, MAIS EXTENSAMENTE CONHECEREMOS ESSA VERDADE. NÃO LHE PARECE QUE O AMOR DIVINO SEJA O CIBO (ALIMENTO) DO UNIVERSO?
- NÃO SE LEMBRA DO ENSINO EVANGÉLICO DO "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS"?
#JESUS NÃO PRECEITUOU ESSES PRINCÍPIOS OBJETIVANDO TÃO-SOMENTE OS CASOS DE CARIDADE, NOS QUAIS TODOS APRENDEREMOS, MAIS DIA MENOS DIA, QUE A PRÁTICA DO BEM CONSTITUI SIMPLES DEVER.
ACONSELHAVA-NOS, IGUALMENTE, A NOS ALIMENTARMOS UNS AOS OUTROS, NO CAMPO DA FRATERNIDADE E DA SIMPATIA. O HOMEM ENCARNADO SABERÁ, MAIS TARDE, QUE A CONVERSAÇÃO AMIGA, O GESTO AFETUOSO, A BONDADE RECÍPROCA, A CONFIANÇA MÚTUA, A LUZ DA COMPREENSÃO, O INTERESSE FRATERNAL - PATRIMÔNIOS QUE SE DERIVAM NATURALMENTE DO AMOR PROFUNDO - CONSTITUEM SÓLIDOS ALIMENTOS PARA A VIDA EM SI. REENCARNADOS NA TERRA, EXPERIMENTAMOS GRANDES LIMITAÇÕES; VOLTANDO PARA CÁ, ENTRETANTO, RECONHECEMOS QUE TODA A ESTABILIDADE DA ALEGRIA É PROBLEMA DE ALIMENTAÇÃO PURAMENTE ESPIRITUAL.
FORMAM-SE LARES, VILAS, CIDADES E NAÇÕES EM OBEDIÊNCIA A IMPERATIVOS TAIS.
- APRENDEMOS EM "NOSSO LAR" QUE A VIDA TERRESTRE SE EQUILIBRA NO AMOR, SEM QUE A MAIOR PARTE DOS HOMENS SE APERCEBA. ALMAS GÊMEAS, ALMAS IRMÃS, ALMAS AFINS, CONSTITUEM PARES E GRUPOS NUMEROSOS. UNINDO-SE UMAS ÀS OUTRAS, AMPARANDO-SE MUTUAMENTE, CONSEGUEM EQUILÍBRIO NO PLANO DE REDENÇÃO. QUANDO, PORÉM, FALTAM COMPANHEIROS, A CRIATURA MENOS FORTE COSTUMA SUCUMBIR EM MEIO DA JORNADA.
- COMO VÊ, MEU AMIGO - OBJETOU LÍSIAS CONTENTE -, AINDA AQUI É POSSÍVEL RELEMBRAR O EVANGELHO DO CRISTO. "NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM." 

Este é apenas um pequeno resumo da grandiosidade desta obra. Aconselho que leiam. Tem também no YouTube a rádio novela em 5 vídeos de 2h cada. É bem fiel ao livro, além de ser muito lindo. Me emocionei bastante. Vale a pena conferir.