Blogs e Colunas

Necessidade do TRABALHO

01 de Maio de 2018 às 09h20

Werlany Maciel (@werlany_maciel

ver todas as postagens »

Em O Livro Dos Espiritos Allan kardec pergunta:
943. De onde vem o desgosto pela vida que se apodera de alguns indivíduos sem motivos plausíveis?
— Efeito da #ociosidade, da falta de fé e geralmente da saciedade. Para aqueles que exercem as suas faculdades com um fim útil e segundo as suas aptidões naturais, o #TRABALHO nada tem de árido e a vida se escoa mais rapidamente; suportam as suas vicissitudes com tanto mais paciência e resignação quanto mais agem tendo em vista a felicidade mais sólida e mais durável que os espera.

675. Só devemos entender por trabalho as ocupações materiais?
— Não; o Espírito também trabalha, como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.

678. Nos mundos mais aperfeiçoados, o homem é submetido à mesma necessidade de trabalho?
—A natureza do trabalho é relativa à natureza das necessidades; quanto menos necessidades materiais, menos material é o trabalho. Mas não julgueis, por isso, que o homem permanece inativo e inútil; a ociosidade seria um suplício, em vez de ser um benefício.

Com essas questões entendemos que o trabalho é uma necessidade universal. Um meio de progresso para o espírito, esteja ele encarnado ou desencarnado. É o que mantém são o corpo e a mente.
A expressão popular "mente vazia, oficina do diabo" é tão verdadeira que a espiritualidade coloca a ociosidade como causa dos desgostos pela vida sem motivos aparentes, que podem levar a uma depressão e/ou suicídio. 
Uma das coisas que me conquistou no espiritismo foi a de que o espírito trabalha eternamente para si e para o desenvolvimento do meio em que se encontre. Sempre achei entediante a ideia de paraíso eterno, onde os eleitos teriam como única função contemplar anjos sem nenhuma utilidade. Nada na criação Divina existe sem uma finalidade. Tudo no universo segue em perfeita harmonia porque o trabalho não pára nunca. Imagina se o Sol, a Lua...tirassem folga? Apesar de todo trabalho que damos aos nossos guias, nenhum deles se queixa de cansaço pedindo descanso. O trabalho é feito incessantemente e com prazer, na certeza que ser útil nos dignifica como seres fadados a evolução. E ninguém evolui sem esforço não é mesmo?
Demos graças ao Pai por toda oportunidade de trabalho. E que saibamos utilizar as horas de descanso com atividades produtivas para a nossa alma. Que nenhum segundo da nossa encarnação seja desperdiçado, já que muitos aguardam por essa chance de provas e expiações e assim poder evoluir. Um dia todos nós seremos anjos, mas não aqueles que vivem com suas arpas a tocar, e sim seres elevados que continuarão #trabalhando em prol dos mais atrasados na jornada evolutiva.
Que a MAIOria dos nossos dias seja marcado pelo TRABALHO no bem.