Blogs e Colunas

Quaresma na visão espírita.

15 de Fevereiro de 2018 às 14h25

Werlany Maciel (@werlany_maciel

ver todas as postagens »

A Quaresma é um período litúrgico consagrado pelo catolicismo que corresponde aos 40 dias (começando na quarta feira de cinzas) onde seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da caridade e da oração em preparação para a festa da Páscoa. Simboliza ainda o período de quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.
O Plano Espiritual aproveita toda ação voltada ao bem para poder resgatar aqueles que tocados por esse período de penitência e meditação, se desvinculam de seu sofrimento íntimo e rogam por socorro, por mudanças.
Afinal de contas são milhares de cristãos, que nesse momento mudam a psicosfera do Plano Físico e Espiritual e tocam aqueles que lhes são caros e que estão estagiando nas zonas umbralinas, e são esses últimos os mais beneficiados por esse recolhimento, porque eles ficam mais suscetíveis aos socorristas de todas as horas.
Daí retiramos uma preciosa lição: Todas as religiões são válidas, e como tudo na vida, tem um propósito determinado por Deus. Não existe melhor ou pior, cada uma tem a função de acolher àqueles que se afinam com seus princípios e a partir daí evoluírem.
O espiritismo como todos sabem não carrega nenhum tipo de ritual e não comemora tais datas cristãs como em outras religiões, mas vamos refletir um pouco e tentar trazer o seu significado para nossa vida:
Quarenta dias seriam suficientes para redimir os homens de seus erros? Até que ponto as penitências são válidas? Será que necessitamos de um período específico para refletir nossas atitudes e dar início a uma transformação moral?
Busquemos a resposta em O Livro Dos Espíritos, Allan kardec, nas perguntas 720 e 726 no Capítulo V – “Da Lei de Conservação”:
✅720. São meritórias aos olhos de Deus as privações voluntárias, com o objetivo de uma expiação igualmente voluntária?
R: Fazei o bem aos vossos semelhantes e mais mérito tereis.

✅726. Visto que os sofrimentos deste mundo nos elevam, se os suportarmos devidamente, dar-se-á que também nos elevam os que nós mesmos nos criamos?
R: Os sofrimentos naturais são os únicos que elevam, porque vêm de Deus. Os sofrimentos voluntários de nada servem, quando não concorrem para o bem de outrem... Por que de preferência não trabalham pelo bem de seus semelhantes? Vistam o indigente; consolem o que chora; trabalhem pelo que está enfermo; sofram privações para alívio dos infelizes e então suas vidas serão úteis e, portanto, agradáveis a Deus. Sofrer alguém voluntariamente ,apenas por seu próprio bem, é egoísmo; sofrer pelos outros é caridade: tais os preceitos do Cristo.

Analisando as afirmativas contidas em O Livro dos Espíritos, observamos que a visão do espiritismo com relação às penitências, difere de outras religiões. Para a doutrina dos espíritos, as privações somente são válidas quando afastam o homem das futilidades materiais que nada acrescentam na evolução do espírito, entretanto, deve ser um exercício contínuo na busca pelo progresso moral, não limitando-se a quarenta dias a cada ano.
Terá maior mérito perante Deus, aquele que aplica sua penitência em benefício do outro, ou seja, pratica a caridade que, aliás, para nós que ainda somos espíritos imperfeitos, ser caridoso é uma grande penitência.
O esforço contra as más tendências deve se estender a todas as horas e dias de nossa vida, pois conforme Allan Kardec afirmou em O Evangelho Segundo o Espiritismo – “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar as suas inclinações más.” (Cap. XVII, item 4).

Devemos buscar uma reflexão profunda de nossas atitudes para auxiliar em nossa reforma íntima, lembrando que todo tempo é tempo de plantar.
Jesus propõe que para alcançar a felicidade devemos nos abster dos vícios e praticar o amor e a caridade em toda a sua plenitude, combatendo sempre as deficiências morais e jejuando a maledicência, ironia, prepotência, hipocrisia, vaidade, ambição, egoísmo, orgulho e o ódio.

Como o espiritismo tem Jesus como modelo e guia a ser seguido, é comum que no período da Quaresma nos lembremos da paixão, crucificação, morte e ressurreição do nosso Mestre Maior. Mas as instituições espíritas não celebram esta data como nenhuma outra de filosofias cristãs, embora as respeite e aceite todas as manifestações, até porque temos profunda gratidão pelo catolicismo, nosso berço cristão. Além de que, toda ação voltada para o bem, para reforma íntima, é valida e tem a colaboração dos espíritos de luz. Que este seja um período de muitas conquistas para a espiritualidade superior que trabalha resgatando almas. O que podemos fazer é colaborar fazendo aquilo que nos cabe que é procurar vencer nossas más inclinações e ajudar os que caminham conosco a fazer o mesmo; e assim todos juntos poderemos tornar o ambiente mais propício para que a luz Divina reine em nossos corações.


Para onde vão suas vibrações de Amor?           Certa vez Chico Xavier em desdobramento numa visita ao Plano Espiritual com Emmanuel, viu milhões de bolinhas coloridas nas mais diversas cores subindo e perguntou a Emmanuel:
_O que é esta maravilha Emmanuel? 

Emmanuel fala a Chico:
_São as Vibrações de Amor de milhões de encarnados que estão realizando preces e vibrando amor por todos os necessitados.      

Chico responde:
_Sempre pensei que as vibrações viessem do Plano Espiritual para os encarnados!                

Responde Emmanuel:
_Não Chico, onde houver alguém ligado em preces, manda pra cá as vibrações de Amor que são armazenadas em jarros especiais para beneficiarem ao irmãos necessitados que chegam ao Plano Maior em difíceis condições e também são direcionadas aos nossos irmãos encarnados que passam por provações.'  
                                                                                  Portanto não esqueça que suas vibrações de amor ajudam neste instante em diferentes regiões do universo.     
Espalhemos Amor à todos, através de nossas orações, de nossas atitudes e nossos gestos.

Instagram: @espiritacg